Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 102

Pouso Alegre, 07 de março de 2016

   
     
  IFSULDEMINAS no combate ao mosquito Aedes Aegypti  
 

Na última sexta-feira, 04 de março, ocorreu o terceiro dia da campanha #EscolasemZika. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se preparou não só para cumprir a agenda do MEC em relação ao pacto da Educação brasileira contra o zika, mas também está articulando ações contínuas de prevenção e combate ao mosquito na instituição. As atividades também contemplam as escolas municipais e estaduais nas comunidades onde o IF possui campus. O foco do trabalho é conscientização do público interno e externo sobre a importância do combate e prevenção, assim como a disseminação das informações sobre as doenças relacionadas ao Aedes.

 
 
Em Poços de Caldas, ações são reforçadas na rede municipal   Comissão realiza mapeamento e traça metas para o ano no combate contra o Aedes

A enfermeira Celma Barbosa e as professoras Isabel Teixeira e Alexandra Oliveira, servidoras do Campus Poços de Caldas, palestraram para cerca de 90 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto, o CAIC de Poços de Caldas. A iniciativa foi realizada na mobilização de sexta-feira, 04 de março. Para a professora Alexandra, “todo mundo cresce com esse tipo de ação. É uma oportunidade dos alunos e servidores do CAIC saberem que podem contar com a gente”. A direção do CAIC também aprovou a iniciativa. Segundo a diretora Ligia Podestá, “é preciso que todo mundo tenha esse cuidado de combate ao mosquito. Despertando esse cuidado nas crianças, elas podem repassar para os seus pais”.

As ações da Campanha #EscolasemZika continuam em andamento no Campus Passos. Na última sexta-feira, 04, a Comissão de Mobilização do Combate ao Aedes aegypti se reuniu para realizar novo mapeamento de áreas consideradas críticas e traçar metas para o acompanhamento e o monitoramento da instituição e do entorno. As ações propostas para o combate ao mosquito durante o ano são: palestras para toda a comunidade do campus, abordando o acondicionamento do lixo e o combate ao Aedes; oficinas para a construção de armadilhas "Mosquiteira"; produção de uma loção repelente natural feita com a planta Citronela para distribuir à comunidade; e plantio de árvores de Citronela no campus e entorno.

   
Campus Pouso Alegre promove mobilização nas redes sociais Campanha #EscolasemZika promove desafio de ideias em Inconfidentes
. .

Desde que a Campanha foi lançada no IFSULDEMINAS, alunos e servidores do Campus Pouso Alegre têm participado de diversas ações: palestras, cursos de capacitação e mutirão. E para ampliar ainda mais o alcance desse trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, foi lançada a página do Facebook “Contra o Aedes”. Ela será alimentada pelos alunos e servidores da escola com flagras e alertas sobre o mosquito na região de Pouso Alegre. Todos os flagrantes de possíveis locais onde o Aedes possa se reproduzir serão repassados para o Departamento de Saúde da Prefeitura.

A terceira etapa da campanha “EscolasemZika”, realizada nesta sexta-feira, 04, pelo Campus Inconfidentes, foi marcada por atividades de conscientização de combate ao Aedes Aegypti e medidas de prevenção das doenças transmitidas pelo inseto. A campanha terminou no pátio do prédio principal do campus com a oficina de armadilhas para capturar o mosquito, feitas a partir de garrafa pet. Houve ainda a divulgação do prêmio para a equipe vencedora do “Desafio de Ideias”, promovida pelo setor de Enfermagem, o “desafio” instigava alunos a criarem formas de evitar a proliferação do mosquito.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br