Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 108

Pouso Alegre, 23 de Junho de 2016

   
     
  IFSULDEMINAS promove 1° Fórum Mineiro da Rede Federal  
 

Na noite dessa quarta-feira, 22 de junho, teve início na cidade de Poços de Caldas, o 1° Fórum Mineiro da Rede Federal realizado pelo IFSULDEMINAS. O evento recebe mais de 100 gestores e servidores de todas as instituições mineiras da Rede e visa a interação para o debate de ideias, troca de experiências, discussão das dificuldades e os grandes desafios de seus setores. Durante a cerimônia de abertura também houve o lançamento da segunda edição da Revista de Extensão do Instituto e de mais quatro livros produzidos com recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Já nesta quinta-feira, 23, grupos de trabalho específicos em cada área foram formados para que os profissionais possam debater e expor relatos relacionados ao dia a dia das instituições.

 
 
6ª edição da OBAP tem novo recorde de inscrições   Convênio com a Cooxupé viabiliza implantação do Polo de Cafeicultura

Encerrou-se na última sexta-feira, 17 de junho, as inscrições para a sexta edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) com registro de 637 equipes, 22 a mais que a última edição. A Olimpíada conta com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando os 25 estados. As duas primeiras fases serão realizadas virtualmente com testes de múltipla escolha e a etapa presencial acontecerá nos dias, 7, 8 e 9 de outubro. O evento tem por objetivo incentivar os jovens que cursam o ensino médio, a seguir carreiras científicas e incentivá-los a participar de projetos de iniciação científica.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (COOXUPÉ) firmaram na última sexta-feira, 10 de junho, um convênio de cooperação técnica. O acordo formaliza a parceria entre as duas instituições para a realização de pesquisas tecnológicas, formação de profissionais e captação de recursos financeiros, bem como o desenvolvimento da cafeicultura no Sul de Minas. A parceria permitirá a execução conjunta de ações, programas e projetos voltados à cadeia produtiva do café por meio do Polo de Inovação em Cafeicultura. Os objetivos do convênio serão executados mediante plano de trabalho.

   
Lançada plataforma de publicações denominada "Boletim Técnico" Estudantes do IFSULDEMINAS são finalistas em competição internacional
. .

Foi disponibilizada na última quarta-feira, 15 de junho, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, uma plataforma de publicações denominada Boletim Técnico. A iniciativa tem por objetivo promover o debate científico em diversas áreas do conhecimento, por meio de trabalhos que apresentem resultados de estudos, pesquisa e extensão sobre atividades em educação, ciências, tecnologia e inovação. Podem ser inscrever professores, alunos e técnicos administrativos do IFSULDEMINAS. Os trabalhos podem ser classificados em três modalidades: cartilha técnica, relatos de experiência e recomendações técnicas. O Boletim terá fluxo contínuo e os trabalhos poderão ser enviados a qualquer momento, desde que as diretrizes para autores sejam seguidas.

O projeto que propõe um sistema automatizado de cloração de água elaborado pelos alunos do Campus Pouso Alegre ficou entre os finalistas em uma competição internacional. As primeiras fases foram online e o experimento ficou entre os três mil classificados. Já a última etapa foi realizada presencialmente na República Dominicana entre os dias 9 e 11 de junho deste ano, onde o projeto chamou a atenção principalmente por seus benefícios ao meio ambiente e ficou entre três melhores do Desafio de Acesso à Água da competição.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br