Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 114

Pouso Alegre, 14 de Outubro de 2016

   
     
  Equipes de Minas Gerais e Santa Catarina conquistam primeiros lugares na OBAP  
 

O último domingo, 9 de outubro, foi de muita alegria e festa para as equipes vencedoras da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A equipe do Campus Inconfidentes conquistou o primeiro lugar na modalidade técnico integrado e a equipe do Instituto Federal Catarinense foi a primeira na modalidade subsequente. A fase final da Olimpíada ocorreu na cidade de Uberlândia com apoio do IFTM. A solenidade de encerramento da competição aconteceu, às 9h, no auditório do Hotel San Diego, reunindo as equipes participantes e autoridades do IFSULDEMINAS, IFTM e da Embrapa. O reitor do IFSULDEMINAS e idealizador do evento, professor Marcelo Bregagnoli, fez a entrega das premiações para as três melhores equipes classificadas na categoria técnico integrado e para os melhores alunos da competição.

 
 
Termina hoje, 14/10, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Vestibular   Candidatos podem acessar o edital do Vestibular 2017/1º em Libras

Vestibular 2017/1º do IFSULDEMINAS têm inscrições abertas até o dia 08 de novembro, já o prazo para solicitar a isenção da taxa encerra hoje, 14 de outubro. Os interessados deverão acessar a página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo de inscrição, o candidato que se enquadrar nos requisitos para solicitar a isenção (item 5 do edital) deverá preencher o requerimento e enviar a documentação à Comissão de Processo Seletivo (Copese) do campus para o qual se inscreveu, ou gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 25 para os cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. O candidato poderá efetuar o pagamento até o dia 9 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica.

Com o intuito de promover a inclusão e o acesso da comunidade surda, o Instituto divulga as informações referente ao Vestibular 2017/1º traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A instituição conta com um órgão de assessoramento e acompanhamento das ações no âmbito da Educação Inclusiva. Também possui intérpretes de Libras para apoio aos alunos das diversas unidades. Oferece ainda algumas opções de atendimento diferenciado, no momento da prova do Vestibular. Para isso, o candidato deve solicitar o recurso necessário no ato da inscrição, preenchendo o Formulário de Atendimento Diferenciado on-line e, caso haja laudo médico entregá-lo à COPESE. São oferecidos atendimentos especializados para pessoas com deficiência visual, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), transtornos globais de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem ou com outra condição especial.

   
Encontro da Administração discute controle e planejamento IFSULDEMINAS conquista ouro em xadrez feminino na etapa nacional do JIF 2016
. .

Por meio da Pró-Reitoria de Administração e em parceria com o Campus Machado, o IFSULDEMINAS promoveu no dia 4 de outubro no Centro de Excelência do Café em Machado, o I Encontro da Administração, que reuniu cerca de 200 pessoas. O controle e planejamento para a efetividade da administração pública foi o tema do evento voltado a todos os servidores da área. Durante o encontro foram ministradas oficinas específicas para aos diversos setores da administração, e uma palestra sobre “A Terceirização no serviço público, a Execução e Fiscalização de Contratos e a Responsabilização na Justiça do Trabalho”. Além dos servidores do IFSULDEMINAS, estiveram presentes estudantes e servidores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

As competições da etapa final dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) ocorreram entre os dias 4 e 9 de outubro no Instituto Federal de Brasília e reuniu 1.500 estudantes de 35 institutos de todas as regiões do país. O IFSULDEMINAS conquistou o ouro no xadrez feminino (geral e individual) e o segundo lugar na categoria por equipe. A estudante Marina Martins de Aguiar conquistou o 1º lugar na disputa individual e levou o 2º lugar por equipe. Para o pró-reitor de Extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, é essencial o estímulo dado aos alunos para o envolvimento nas atividades esportivas. De acordo com ele, mesmo nesse momento de contingenciamento de despesas, a instituição manteve a participação dos alunos nos jogos, considerando a contribuição do esporte para a vida acadêmica.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br