Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
  cabecalho.png  
   

Edição nº 129

Pouso Alegre, 14 de Junho de 2017

   
     
  IFSULDEMINAS oferta 17 cursos técnicos EaD para alunos de escolas públicas  
materia_destaque_passos.png
 

Alunos matriculados no Ensino Médio das escolas públicas de 70 municípios mineiros podem se inscrever para fazer um curso técnico na modalidade a distância em concomitância com os estudos na rede estadual. Ao todo, são 16 cursos técnicos gratuitos ofertados pelo IFSULDEMINAS. A parceria faz parte do Programa MedioTec lançado pelo Governo Federal para a Reforma do Ensino Médio. O Ministério da Educação definiu os municípios de atuação e cursos ofertados. A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais é a responsável pela seleção dos alunos. Todos os procedimentos para a inscrição, que segue até 19 de junho, estão descritos no edital publicado no endereço eletrônico da Secretaria.

 
botao.png
 
Inscrições abertas para a 9º Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS   Termina nesta quinta-feira, 15 de junho, prazo de inscrição para seleção de professores

Estudantes e pesquisadores já podem submeter trabalhos para a 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6° Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Os interessados devem realizar cadastro na Plataforma digital da Jornada até o dia 4 de agosto. A Jornada Científica e Tecnológica é um evento acadêmico multidisciplinar que possibilita a socialização de novos conhecimentos construídos no IFSULDEMINAS e em outras instituições. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Machado. Neste ano, o Campus Machado será o anfitrião do evento que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro.

Profissionais das áreas de Agrimensura, Linguagens, Letras, Química, Física, Biologia, Administração ou Engenharia de Produção podem se inscrever para o processo seletivo destinado à contratação de professores substitutos/temporários eté esta quinta-feira, 15 de junho. As inscrições podem ser realizadas via internet, no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br/concurso. Para efetivar a inscrição, deve ser paga uma taxa no valor de R$ 50,00, por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária ou lotéricas. O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação de desempenho didático com valor de cem pontos e peso dois; prova de títulos, que valerá cem pontos com peso um.

   
Fórum Mineiro apresenta propostas para atuação da Rede Federal em Minas Gerais IFSULDEMINAS conclui instalação das usinas fotovoltaicas
. .

Entre os dias 7 e 9 de junho, representantes dos institutos federais mineiros se reuniram em Belo Horizonte para trocar experiências e discutir os desafios e dificuldades comuns. Como resultado das discussões, foram apresentadas propostas para sustentabilidade e aprimoramento das ações dos Institutos Federais em Minas Gerais, com foco em oito diferentes áreas. A segunda edição do Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reuniu cerca de 80 profissionais do Cefet-MG, dos Institutos Federais de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste (IFSudeste), do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Triângulo Mineiro (IFTM). A primeira edição do evento aconteceu no ano passada e foi promovida pelo IFSULDEMINAS em Poços de Caldas.

O IFSULDEMINAS concluiu o projeto de implantação de usinas fotovoltaicas destinadas à geração de energia solar na instituição. Foram instaladas as placas na Reitoria e nos campi de Inconfidentes, Muzambinho, Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Campus Avançado Carmo de Minas e Três Corações. A ação faz parte do IF Solar, o maior projeto para geração de energia solar do Brasil, cuja iniciativa é do IFSULDEMINAS. Ao todo, o projeto contempla a instalação de usinas solares em 82 campi dos Institutos Federais que aderiram à licitação e tem como objetivo unir o princípio de sustentabilidade à economia de recursos financeiros. Considerando a economia a ser gerada, a expectativa é de que em pouco mais de quatro anos, a instituição obtenha todo o retorno do investimento.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais face.jpg facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.jpg twitter.com/IFSULDEMINAS    
    portal.ifsuldeminas.edu.br