Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 84

Pouso Alegre, 26 de maio de 2015

   
     
  Primeiro programa de mestrado do IFSULDEMINAS têm inscrições abertas, a partir de 01 de junho  
 

IFSULDEMINAS divulga edital para o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As inscrições podem ser realizadas de 01 a 18 de junho de 2015, pelo site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos. Esse é o primeiro curso stricto sensu do IFSULDEMINAS, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).O programa terá duração de 24 meses e possui duas linhas de pesquisas, contando com nove docentes do IFSULDEMINAS e dois da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O processo seletivo para o mestrado ocorre em três etapas, a primeira através de uma prova objetiva, a segunda por meio de um plano de trabalho e a terceira por análise de currículo. O resultado final será divulgado a partir do dia 12 de agosto, a matrícula está prevista para os dias 17 e 18 de agosto e o início das aulas ocorrerá no dia 21 de agosto.

 
 
Participação do IFSULDEMINAS no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica   Jogos dos Institutos Federais (JIF) reúnem alunos no Câmpus Muzambinho

Nessa semana, entre os dias 26 a 29 de maio, acontece a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica no Centro de Convenções de Pernambuco. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) marca presença nessa edição do evento com atividades autogestionadas, lançamento de livro, inovação tecnológica e a participação de servidores e alunos na apresentação de pôsteres. Destacam-se entre as atividades técnico-científicas, uma mesa redonda sobre olimpíadas, experiência sobre “Atitudes Sustentáveis na Bovinocultura de Leite” e um relato de experiência com língua portuguesa. As atividades culturais contam com os “Professores do Rock”, os projetos “A mala”, “Arte no Caderno” e “Pintura sobre Tela”.

Solenidade realizada na última quarta-feira, 20 de maio, marcou o início dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2015 no Ginásio Poliesportivo do Câmpus Muzambinho. A competição contou com a participação de atletas de diversos câmpus do IFSULDEMINAS. A abertura teve momentos tradicionais como a realização do juramento e o acendimento da pira olímpica, ao final da cerimônia teve um espetáculo artístico promovido por três grupos de danças. O JIF estimula a interação entre os alunos dos câmpus, promovendo a saúde e servindo como porta de revelação de atletas. A etapa dos jogos será usada como fase classificatória para etapa regional, que acontece em Campos do Goytacazes, no Rio de Janeiro entre julho agosto deste ano.

   
Dia da Cultura promove atividades em todos os câmpus IFSULDEMINAS investe no NIPE's dos câmpus
. .

O IFSULDEMINAS promoveu em todos os câmpus o "Dia da Cultura". A data foi institucionalizada e agora faz parte do calendário acadêmico, sendo comemorada no dia 13 de maio, exceto no Câmpus Poços de Caldas, onde a data foi transferida para 14, devido a um feriado municipal. O “Dia da Cultura” tem como objetivo incentivar as manifestações culturais locais e regionais, para que despertem a criatividade e a curiosidade nos alunos e com isso, promover a integração destes no ambiente escolar. Foram programadas várias atividades pelos câmpus, como musicais, danças, poemas, palestras, exposições de pinturas, desenhos, teatros, filmes, mostra de fotografias, entre outras atividades que despertaram a participação de centenas de servidores e alunos.

Com objetivo de promover melhores condições aos Núcleos Institucionais de Pesquisa e Extensão – NIPE dos câmpus Inconfidentes, Machado e Muzambinho, a Reitoria do IFSULDEMINAS realizou a doação de um veículo a cada uma das unidades. Também foram instituídas funções gratificadas para as coordenações de Pesquisa e Extensão que compõem os NIPE’s dos câmpus Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Segundo o reitor da instituição Marcelo Bregagnoli, investir no desenvolvimento dos núcleos é imprescindível para o desenvolvimento e operacionalização das atividades de pesquisa e extensão desses câmpus.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br