Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 88

Pouso Alegre, 04 de agosto de 2015

   
     
  IFSULDEMINAS será sede do principal evento técnico sobre morango do país  
 

O 7º Simpósio Nacional do Morango será realizado no Câmpus Pouso Alegre, nos dias 11, 12 e 13 de agosto. O evento reunirá pesquisadores, técnicos, produtores e representantes dos diferentes segmentos da cadeia produtiva do morango. As inscrições foram prorrogadas até o dia 07 de agosto. O Simpósio tem a finalidade de discutir os atuais desafios na produção da fruta. Palestras orientarão os produtores sobre melhoramento da lavoura, produção sustentável e manejo. Haverá espaços para a apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão e debates sobre pequenas frutas no Sul de Minas, como mirtilo, amora e framboesa. A realização do evento é uma parceria entre o Câmpus Inconfidentes, Câmpus Pouso Alegre e Reitoria; EMATER-MG; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Prefeitura de Pouso Alegre – MG.

 
 
Servidores e estudantes podem submeter propostas para publicação de livros   Sustentabilidade Rural é tema de Simpósio no Câmpus Inconfidentes

Servidores e estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem submeter livros ao edital 09/2015 para apoio à publicação impressa ou eletrônica. O prazo de submissão é até 04 de setembro. O edital, que regulamenta seleção das obras, foi publicado por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI), em 31 de março de 2015. As propostas devem ser cadastradas por meio do sistema GPPEX, com uso de login e senha para acesso. Toda a documentação necessária deve ser enviada via web.

Entre os dias 12 e 14 de agosto, o Câmpus Inconfidentes promove a primeira edição do Simpósio Sul Mineiro de Sustentabilidade Rural. As atividades serão realizadas no auditório da Fazenda-Escola, em Inconfidentes. Entre os temas abordados, destacam-se a Questão Agrária no Brasil; Agroecologia e Sustentabilidade Rural; Agrotóxicos no Brasil; Atuação da Mulher no Campo; entre outros. Nos três dias de evento, ocorrerão palestras, mesas redondas e oficinas que discutirão a Extensão Rural, Reforma Agrária e Agroecologia.

   
Inscrições abertas para edital de Apoio à Preservação de Recursos Hídricos IFSULDEMINAS recebe mais de 6800 alunos para o início do 2º semestre letivo
. .

O IFSULDEMINAS, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da Pró-Reitoria de Extensão, publicou o edital nº 23/2015, referente ao Programa Institucional de Incentivo à Preservação de Recursos Hídricos. Podem inscrever projetos, servidores efetivos do IFSULDEMINAS, no período de 01 a 24 de agosto, obrigatoriamente, em versão eletrônica via sistema de Gestão de Projetos (GPPEx). As propostas devem implementar soluções tecnológicas que contribuam com a preservação, conservação e recuperação dos terrenos correlatos às bacias hidrográficas contextualizadas nos municípios-sede e região dos câmpus do IFSULDEMINAS, de forma a oferecer proteção ao meio físico/natural e dinamismo ao desenvolvimento socioeconômico das unidades.

O início das atividades letivas do 2º semestre contou com o retorno dos alunos e ingresso dos aprovados no último Vestibular. Cada um dos câmpus que integra a instituição retornou das férias de acordo com seu próprio calendário letivo. O Câmpus Muzambinho promoveu aulas inaugurais para receber os 380 calouros que ingressaram nesse semestre. No Câmpus Machado, as aulas retornaram no dia 27 de julho, com novas turmas para os cursos de Engenharia Agronômica e Técnico em Segurança do Trabalho. O Câmpus Avançado Carmo de Minas recebeu a nova turma do curso Técnico em Administração. O Câmpus Avançado Três Corações deu as boas-vindas aos calouros do curso Técnico em Logística. Poços de Caldas recebeu calouros e veteranos também na última segunda-feira, 27. No Câmpus Inconfidentes, as atividades retornaram primeiro, 20 de julho, foram 35 novos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br