Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 89

Pouso Alegre, 20 de agosto de 2015

   
     
  Inscrições abertas para concurso público de docentes no IFSULDEMINAS  
 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para o concurso público de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). As oportunidades são para os campi de Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações e Carmo de Minas. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço eletrônico https://concurso.ifsuldeminas.edu.br/ até às 23h59m do dia 10 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 e será paga por intermédio de GRU (Guia de Recolhimento da União), em qualquer agência bancária ou casa lotérica, até o dia 11 de setembro. As áreas contempladas pelo concurso são: Medicina Veterinária; Física; Matemática; Contabilidade; Administração; Língua Portuguesa/Língua Inglesa; Língua Portuguesa/Língua Espanhola; Engenharia Química e Informática. O regime de trabalho será de 40 horas semanais, em dois turnos que poderão ocorrer no período diurno e/ou noturnos, de acordo com os cursos ministrados e as necessidades da instituição.

 
 
IFSULDEMINAS apresenta projeto no estande do MEC, durante a Worldskill 2015   Simpósio de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS recebe inscrições

O Projeto de Cafés Especiais coordenado pelo professor do Campus Machado, Leandro Paiva, foi um dos cinco selecionados de todos os Institutos Federais, para representar o MEC/Setec no estande da Rede Federal, durante a Worldskills 2015. Trata-se do maior evento de educação profissional do mundo que reuniu competidores de diversos países, entre os dias 12 e 15 de agosto de 2015. O estande recebeu a visita ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, que aproveitaram o momento para aprender um pouco mais sobre os projetos de inovação do IFSULDEMINAS: um descascador de café cereja sem água e um torrador de café. Os equipamentos foram utilizados no processamento dos grãos utilizados no Projeto de Café Especiais, preparado e servido pelo barista e estudante do Campus Machado, Felipe Watanabe.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove o III Seminário de Educação Inclusiva, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Campus Avançado Três Corações. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, até o dia 7 de setembro. No entanto, o número de participantes será limitado. O evento tem por finalidade oferecer um espaço de troca de experiências sobre a Educação Inclusiva, com foco na disseminação de práticas para contribuir com a igualdade e enfrentamento de todas as formas de preconceito, discriminação e violência. Podem participar do encontro, profissionais da área de educação do IFSULDEMINAS e de outras instituições de ensino públicas e privadas. O evento é uma ação da Coordenação de Ações Inclusivas (CAin) e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFSULDEMINAS.

   
IV Workshop de Educação a Distância (EaD) Visita Técnica encerra as atividades do Simpósio do Morango
. .

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) convida professores, tutores, coordenadores de Ensino a Distância (EaD) e gestores de instituições de ensino para a quarta edição do Workshop de Educação a Distância, que será realizado em 07 de outubro, no Centro de Excelência do Café, do Campus Machado, Rodovia Machado Paraguaçu, KM 10. Com número de vagas limitadas, as inscrições devem ser realizadas até 21 de setembro, pelo endereço docs.google.com/a/ifsuldeminas.edu.br. O evento é voltado para o enriquecimento das práticas pedagógicas de todos os profissionais que atuam na Educação a Distância. O encontro é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância. A programação completa pode ser verificada no site do IFSULDEMINAS.

A sétima edição do Simpósio do Morango encerrou na última sexta-feira, 14 de agosto, com visitas técnicas a dois sistemas de produção diferentes: convencional e orgânico. Cada sistema de produção recebeu um grupo de visitantes para conhecer um pouco mais sobre o cultivo da fruta. Ao final do evento, o presidente da organização do Simpósio, o professor Luiz Carlos Dias Rocha, fez um balanço positivo sobre o Simpósio. “ O evento conseguiu estabelecer importantes discussões sobre o cultivo do morango. Como resultado, tivemos uma intensa articulação entre os participantes que estavam um pouco perdidos sobre o assunto. Muitos palestrantes saíram motivados com o tema e já iniciamos a discussão sobre a próxima edição, considerando o caráter itinerante do simpósio, que será realizado em locais diversos", disse.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br