Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 90

Pouso Alegre, 08 de setembro de 2015

   
     
  Processo Seletivo - Ensino a Distância/2015 têm inscrições abertas  
 

O IFSULDEMINAS lança editais referente ao processo seletivo do Ensino a Distância (EaD). Ao todo, são 1400 vagas para cursos técnicos ofertados pelos campi de Inconfidentes e Machado, em diversos polos de apoio presencial localizados no Sul de Minas e 300 vagas para o Programa Profuncionário. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br, no período de 31 de agosto a 30 de setembro de 2015. O processo seletivo ocorrerá, por meio de sorteio público e único. As áreas contempladas pelos cursos técnicos são: administração; Informática para internet; vendas; segurança do trabalho; redes de computadores. Para o Profuncionário, o curso ofertado é o Técnico em Alimentação Escolar. Todos os cursos terão início nesse segundo semestre de 2015, conforme especificado nos editais.

 
 
IFSULDEMINAS recebe o contrato de posse dos imóveis rurais onde funcionam a fazenda escola do Campus Inconfidentes   Aprovada resolução que regulamenta jornada de 30 horas para técnicos administrativos do IFSULDEMINAS

Em cerimônia realizada ontem, 03 de setembro, às 17h30, foi realizada a assinatura do contrato de doação de dois imóveis rurais ao Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes, pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O local possui área de aproximadamente 171 hectares, onde funcionam alguns setores de produção e a fazenda escola. O momento solene contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; do diretor do Campus Inconfidentes, o professor Miguel Ângel Isaac Toledo Del Pino; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Sérgio Pedini, da assessora Fernanda Scanavachi, representando o secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha; da prefeita de Inconfidentes, Rosângela Maria Dantas; do superintendente da SPU em Minas Gerais, Rogério Veiga Aranha e da coordenadora geral de Habitação e Regularização Fundiária da SPU, Cristiane Benedetto; além da comunidade acadêmica.

Durante reunião do Conselho Superior realizada no dia 1º de setembro, no Campus Muzambinho, foi aprovada a Resolução 42/2015, que dispõe sobre a flexibilização da jornada dos técnicos administrativos em educação (TAE) do IFSULDEMINAS. O documento foi elaborado a partir de estudos realizados por uma comissão específica, que teve o apoio da Comissão Interna de Supervisão (CIS), instituída para avaliação do decreto 1590/95. A minuta da resolução foi apresentada ao Conselho após avaliação do Colegiado de Administração e Planejamento Institucional (CAPI), em reunião realizada no mês de agosto. A resolução dispõe sobre a implantação da jornada de 30 horas semanais (seis horas diárias) para os TAE's, sem prejuízo da remuneração, com base nos decretos 1595/95 e 4836/03, para os setores cujos serviços exijam atividades continuadas, de regimes de turnos superiores há 12 horas diárias ininterruptas, em função do atendimento ao público ou de trabalho no período noturno.

   
Olimpíada Internacional de Ciências da Terra contará com participação de 27 países IFSULDEMINAS aprova novos cursos e amplia o número de vagas
. .

A partir do dia 13, terá início a Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiada) a IESO, na sigla em inglês. O evento que está sendo organizado pelo IFSULDEMINAS e reunirá cerca de 300 alunos e professores na cidade de Poços de Caldas. Será a primeira vez que o Brasil sediará essa competição, cujo objetivo é testar o conhecimento dos estudantes em provas relacionadas a questões de geosfera, hidrosfera, atmosfera e astronomia. Além da equipe do Brasil, os países que estarão em Poços de Caldas são: Alemanha; Argentina; Austrália; Áustria; Cazaquistão; Coreia do Sul; Espanha; Estados Unidos; França; Índia; Indonésia; Irã; Israel; Itália; Japão; Malauí; Nepal; Noruega; Paquistão; Portugal; Romênia; Rússia; Sri Lanka; Tailândia; Taiwan; e Ucrânia.

Na última reunião do Conselho Superior, realizada no Campus Muzambinho, no dia 01 de setembro, foram aprovados 09 novos cursos cujas aulas iniciam em 2016. Considerando os cursos aprovados no primeiro semestre, são 16 novos cursos e um total e quase 2000 vagas criadas pela instituição, em 2015. O número de cursos ofertados em 2009, nos três campi totalizavam 22. Para 2016, considerando os últimos cursos aprovados na reunião do Conselho Superior, esse número saltou para 57. Os novos cursos serão ofertados no Vestibular desse segundo semestre de 2015, para ingresso dos alunos no início de 2016.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br