Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 91

Pouso Alegre, 23 de setembro de 2015

   
     
  Solenidade encerra a nona edição da IESO com premiação aos melhores classificados da competição  
 

No domingo, 20 de setembro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) teve a honra de premiar os vencedores da nona edição da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO, na sigla em inglês), promovida pela International Geoscience Education Organization (IGEO) e realizada durante uma semana, na cidade de Poços de Caldas. Em clima de festa, a cerimônia de encerramento aconteceu no Palace Casino, durante a manhã. A melhor classificação individual ficou por conta do estudante coreano, Seung Wong Jung, grande medalhista de ouro. Os países classificados com as melhores notas, considerando a média da pontuação geral de todos os integrantes de cada delegação, levaram para casa um troféu de cristal, fabricado em Poços de Caldas. Taiwan ficou em primeiro lugar, Coreia classificou em segundo e Indonésia como terceiro.

 
 
Mais de 400 pessoas participam de seminário sobre Educação Inclusiva em Três Corações   IFSULDEMINAS apoia o Festival Cultural e Gastronômico “Sabor de Passos”

Na terceira edição do Seminário de Educação Inclusiva, que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, no Campus Avançado de Três Corações, compareceram educadores, professores da rede estadual e particular, alunos, técnicos e professores do IFSULDEMINAS. A ação foi promovida pela Coordenação de Ações Inclusivas (CAin) e pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e dos campi. O evento se configurou como um espaço de troca de experiências. Nesta edição, além da educação especial, outros tipos de inclusão foram debatidos como a dos transexuais, negros, dos apenados, do campesinato, entre outros. De acordo com o psicólogo e coordenador do NAPNE do IFSULDEMINAS, Afrânio Moraes de Oliveira, “a necessidade de inclusão vai além das questões de deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. As escolas precisam se adequar à diversidade dos seres humanos e se atentar para as questões ligadas a nacionalidade, etnia, religião, orientação sexual, entre outros”.

Na edição desse ano, o Festival Cultural e Gastronômico Sabor de Passos, será coordenado por professores do IFSULDEMINAS – Campus Passos e da Universidade Estadual de Minas Gerais - Unidade Passos e, como projeto de extensão, envolverá estudantes das duas instituições. De 10 de outubro a 30 de novembro, o público e os jurados votarão em pratos do tipo petisco ou tira-gosto, com base em diversos critérios: prato mais criativo, melhor atendimento e melhor cozinheiro(a). Considerado um dos maiores eventos gastronômicos do sul de Minas Gerais, o Festival tem como objetivo propiciar o envolvimento do aluno com os estabelecimentos da cidade de forma que eles possam exercitar seus conhecimentos, além de constituir uma forma de estímulo ao comércio e à geração de emprego e renda e ainda uma forma de incentivar a gastronomia e o turismo de Passos.

   
IFSULDEMINAS oferta mais de 400 vagas para os cursos de idiomas da Rede e-Tec Brasil Processo Seletivo - Ensino a Distância/2015 têm inscrições abertas até 30 de setembro
. .

São mais de 400 vagas ofertadas pelo programa, das quais podem se inscrever alunos regularmente matriculados no IFSULDEMINAS, bem como servidores da instituição, além de alunos do Ensino Médio das escolas públicas, que estão situadas nas cidades onde existem polos ofertantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 07 de outubro pelo endereço inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br. O processo seletivo se dará por meio de sorteio eletrônico no dia 09 de outubro, às 09 horas da manhã, na Reitoria do IFSULDEMINAS. O candidato poderá concorrer a apenas uma vaga, em apenas um idioma (inglês ou espanhol) e na cidade em que se encontra um campus ofertante do curso.

O IFSULDEMINAS têm inscrições abertas para o processo seletivo do Ensino a Distância (EaD) dos campi de Inconfidentes, Machado e para o Programa Profuncionário (Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público). Ao todo, são 1400 vagas para os cursos técnicos ofertados por esses campi, em diversos polos de apoio presencial localizados no Sul de Minas e 300 vagas para o Programa Profuncionário. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br , até 30 de setembro de 2015.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br