Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 96

Pouso Alegre, 23 de dezembro de 2015

   
     
  Solenidade marca a entrega oficial do IFSULDEMINAS - Campus Passos à comunidade  
 

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) comemorou na manhã do dia, 16 de dezembro, mais uma etapa na consolidação da instituição. Comunidade acadêmica, autoridades locais, regionais, diretores, vereadores, secretários, entidades de classe e imprensa se reuniram para a cerimônia de entrega do Campus Passos. Após as construções da biblioteca e do refeitório, reformas, melhorias na infraestrutura e finalização do novo prédio pedagógico, a unidade de Passos, localizada à Rua Mário Ribola, 409, Penha II, foi oficialmente entregue à comunidade. Os primeiros cursos – técnicos subsequentes em Informática, Enfermagem, Vestuário e Comunicação Visual – criados a partir de uma audiência pública, tiveram seu primeiro processo seletivo em 2012. Hoje, são ofertados oito cursos presenciais em diversas modalidades de ensino. A partir de 2016, o campus receberá a pós-graduação em Enfermagem Oncológica e mais cinco novos cursos de nível médio, subsequente e superior.

 
 
IFSULDEMINAS e Prefeitura de SP oferecem curso de Português a imigrantes e refugiados   IFSULDEMINAS - Campus Machado abre processo seletivo para cursos técnicos

O IFSULDEMINAS, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, ofertará 200 vagas do curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para imigrantes e refugiados, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O demandante do curso é o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça e iniciativa do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). Na última sexta-feira, 18 de dezembro, os imigrantes e refugiados assistiram à aula inaugural do curso realizada na Universidade Nove de Julho (Uninove). A partir desse curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, os imigrantes e refugiados poderão fazer outros cursos do Pronatec no futuro.

O IFSULDEMINAS Campus Machado divulga processo seletivo para os cursos subsequentes Técnico em Administração e Técnico em Segurança do Trabalho, com ingresso no 1º semestre de 2016. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 08 de janeiro de 2016, pelo endereço: mch.ifsuldeminas.edu.br. O Processo Seletivo será classificatório e eliminatório, sendo realizado em uma única etapa. A prova acontecerá no dia 24 de janeiro (domingo), no Campus Machado (Rodovia Machado – Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio), das 8h às 12h. O candidato pode acessar o manual do aluno, disponível no endereço eletrônico da instituição.

   
Encontro Nacional debate fortalecimento da Agroecologia e produção orgânica Asilo Betânia da Providência recebe as doações da Campanha Natal Solidário
. .

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promoveram o Encontro Nacional de Sistemas Participativos de Garantia (SPG), de 14 a 16 de dezembro, em Brasília (DF). Estiveram reunidos representantes de 21 SPG's de todas as regiões do Brasil, que falam em nome de aproximadamente 6.500 produtores orgânicos, e membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), EMATER/MG e IFSULDEMINAS. O evento integrou a primeira fase do Projeto de Fortalecimento da Agroecologia e Produção Orgânica (PROAPO), que tem como objetivo fortalecer a Agroecologia e a produção orgânica nos SPG's e Organismos de Controle Social (OCS) brasileiros para ampliação do número de agricultores registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

A campanha Natal Solidário foi realizada no IFSULDEMINAS, pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa do Campus Pouso Alegre contou também com a colaboração da Reitoria, na arrecadação de artigos de higiene pessoal como: fralda geriátrica, lenço umedecido, sabonete líquido, shampoo, condicionador, entre outros. Na tarde do dia 16 de dezembro, servidores e alunos estiveram no Asilo Betânia da Providência para a entrega dos produtos arrecadados durante a campanha. Além das doações, os 82 idosos receberam também a atenção, alegria e carinho do grupo. Músicas e conversas animadas quebraram a rotina da entidade.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br