Boletim Eletrônico IFSULDEMINAS
                     
   
   

Edição nº 99

Pouso Alegre, 22 de fevereiro de 2016

   
     
  IFSULDEMINAS apoia a mobilização nacional #EscolasemZika realizada sexta-feira, 19/02  
 

Estudantes, professores e trabalhadores da educação foram convocados para apoiar o Dia da Mobilização #EscolasemZika. Em todos os campi do IFSULDEMINAS, diversas ações como palestras, blitz educativas, panfletagem, orientações à comunidade estão sendo promovidas durante o dia todo. Em Pouso Alegre, além de atividades de prevenção no campus do IFSULDEMINAS, o pró-reitor de Extensão, professor Cléber Ávila Barbosa ministrou uma palestra na Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia, o CAIC São João. O momento de orientação e conscientização realizado pela Prefeitura reuniu mais de 450 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de funcionários da Secretaria de Educação, representando as demais 31 escolas municipais e servidores da Secretaria de Saúde. No Campus Pouso Alegre, os estudantes aprovaram a iniciativa da Instituição em disseminar mais informações, principalmente, sobre o Zika Vírus. “Em se tratando de um vírus novo que está se desenvolvendo de uma forma muito grave e rápida, é muito importante o papel que o campus tem desenvolvido no sentido de orientar os alunos e torná-los multiplicadores de conhecimento para a família e a vizinhança de onde moram”, disse o aluno Jonatas Oliveira (3º B – Informática Integrado).

 
 
Palestras e distribuição de panfletos mobilizam Campus Inconfidentes   Campus Machado realiza “Dia da Mobilização #EscolasemZika”

No início da manhã da sexta-feira, 19 de fevereiro, o Campus Inconfidentes iniciou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus Zika. Para conscientizar a comunidade escolar, as servidoras do setor de Enfermagem do campus percorreram as salas de aula e, junto aos alunos, apontaram medidas para impedir a proliferação destes insetos. Para motivar a reflexão dos estudantes sobre o assunto, o campus lançou um concurso de ideias, no qual os discentes estão sendo desafiados a apresentar formas criativas de combate ao mosquito. As ideias devem ser apresentadas, por escrito, ao Setor de Enfermagem da escola até o dia 26 de fevereiro.

Em Machado, o Dia da Mobilização contou com 24 alunos e funcionários da área de saúde que foram ao centro da cidade para a distribuição de panfletos contendo informações de prevenção, identificação e cuidados contra o Aedes Aegypti e Zika Vírus. Para as enfermeiras do campus, a atividade de sexta-feira, 19 de fevereiro, tiveram objetivo de divulgar o papel da educação na promoção em saúde, ampliar a consciência sanitária, mudar o estilo de vida e comportamento da população e impactar a qualidade de vida da comunidade. Para a enfermeira Rubia de Paiva, “essa mobilização, serve para mostrar à população a importância de atitudes simples, mas de grande impacto a prevenção e combate ao mosquito”.

   
Campus Passos inicia ações de mobilização da Campanha “Zikazero” Alunos e servidores do Campus Poços se mobilizam contra o mosquisto Aedes Aegypti
. .

Para as atividades da Campanha “Zikazero”, o Campus Passos iniciou na sexta-feira, uma programação de ações voltadas à prevenção e combate ao Aedes aegypti. Durante os meses de fevereiro e março, várias atividades como palestras, murais informativos, gincanas, mutirões e trote solidário serão realizadas pelo campus. A primeira ação foi uma palestra promovida para alunos e servidores com informações referentes ao mosquito Aedes Aegypti. As alunas do curso técnico em Enfermagem distribuíram materiais informativos disponibilizados pela equipe da Vigilância Ambiental e pelo IFSULDEMINAS.

Em Poços de Caldas, também tiveram ações para Dia da mobilização #EscolasemZika, realizado na sexta-feira. Um grupo de servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas entregou panfletos educativos em todas as salas de aula. A enfermeira Celma Aparecida Barbosa explicou sobre as doenças causadas pelo mosquito, solicitando aos alunos que ajudem a fiscalizar os possíveis focos em suas casas e na vizinhança. Cinco estudantes de cada turma foram liberados para acompanhar os servidores na busca de possíveis focos do mosquito pelo campus. Para a técnica em meio ambiente do Campus Poços de Caldas, Daniela de Figueiredo, “as doenças causadas pelo mosquito estão mais próximas da gente do que podemos imaginar, por isso, a campanha de conscientização é tão importante”.

 
 
    Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais facebook.com/IFSULDEMINAS    
    Reitoria | Assessoria de Comunicação    
    (35) 3449-6176 twitter.com/IFSULDEMINAS    
    www.ifsuldeminas.edu.br