Campus em Pouso Alegre

IFSULDEMINAS recebe oficialmente doação do terreno

O dia 01 de julho de 2010 ficará marcado na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS. O Instituto acaba de receber oficialmente a doação do terreno onde será construído o novo Campus Avançado em Pouso Alegre.

A doação do terreno foi feita pelos proprietários da empresa Adubos Real, Geraldo Pereira de Alvarenga e Mariângela Fagundes de Alvarenga. “Nosso maior intuito foi colaborar com a formação de obra qualificada para a cidade e a região. O IFSULDEMINAS com certeza trará muito desenvolvimento para Pouso Alegre e na capacitação desses jovens”, explica Geraldo de Alvarenga.

O empresário é natural de Lavras e pouso-alegrense de coração. Geraldo de Alvarenga veio para cidade há 31 anos para trabalhar como Engenheiro Agrônomo, hoje, à frente da empresa Adubos Real, ele e sua esposa, Mariângela, passam a fazer parte de um dos fatos mais marcantes para Pouso Alegre: a implantação de um Campus Avançado do IFSULDEMINAS na cidade.

“É muito gratificante saber que de alguma forma estamos contribuindo para a formação profissional no município e região. O Campus do Instituto Federal, com certeza, trará muitos benefícios para cidade, e, principalmente, para tantos jovens que não têm condições de pagar seus estudos”, explica Mariângela de Alvarenga, doadora do terreno.

O terreno doado fica ao lado do Aeroporto de Pouso Alegre, e compreende uma área de 15.000 m². Para construção do prédio em Pouso Alegre será usado um projeto padrão encomendado pelo MEC – Ministério da Educação. O Plano de Trabalho para a construção é de aproximadamente R$ 5 milhões. Segundo a Equipe de Implantação, agora será feita a licitação e demais ações legais que antecedem a construção, o início das obras deve acontecer em até três meses.

Durante a solenidade de assinatura da escritura, Professor Sérgio Pedini, ressaltou a receptividade dos pouso-alegrenses com relação ao Instituto. “Em pouco tempo, percebemos que a população já entendeu a intenção do Instituto Federal. Temos muito que agradecer a doação feita pelo Sr. Geraldo e sua esposa, Mariângela, o que é decisivo para a implantação do Campus Avançado na cidade. Para o IFSULDEMINAS é uma alegria muito grande saber que hoje vocês fazem parte da nossa história”, afirma Prof. Pedini, Reitor do IFSULDEMINAS.

A construção de um Campus Avançado em Pouso Alegre faz parte do Plano de Expansão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC que visa ampliar as unidades de educação profissional gratuitas. “Pouso Alegre é uma cidade pólo da região e por este motivo sedia a Reitoria do Instituto, então nada mais justo do que agora a cidade receber um Campus”, explica o Reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Sérgio Pedini.

De acordo com Prof. Sérgio Pedini todos os contatos feitos junto ao Ministério de Educação e a Prefeitura de Pouso Alegre foram decisivos para concluir o projeto de implantação de um Campus Avançado na cidade. “O recurso será liberado pelo MEC, mas, isso só foi possível graças ao empenho do Prefeito Agnaldo Perugini e do Deputado Federal Odari Cunha”, afirma Prof. Pedini.

Assessoria de Comunicação - Reitoria

Redação: Emanuela Barretto