IFSULDEMINAS implanta Cursos de Educação a Distância em sete cidades do Sul de Minas
Ter, 09 de Março de 2010 02:54

Com a parceria, serão oferecidos gratuitamente Cursos Técnicos de Administração, Secretariado e Serviços Públicos. As aulas estão previstas para começar em maio, através de processo seletivo de ingresso aos cursos, pelas Secretarias de Educação de cada município. As cidades que firmaram convênio receberão todo apoio pedagógico e administrativo do IFSULDEMINAS durante todo o curso.

Este é um sonho que agora foi concretizado”, afirma o Reitor do IFSULDEMINAS, Professor Rômulo Eduardo Bernardes Silva. “Agradecemos o Instituo Federal do Paraná por acreditar no nosso trabalho e no nosso esforço. Parabenizo os prefeitos pela coragem e pioneirismo, por acreditarem no potencial de desenvolvimento de suas cidades. E aos nossos profissionais que se empenharam tanto. Cada prefeito presente neste ato é um visionário, um empreendedor do futuro para seu município, acreditando na educação como forma de crescimento e progresso de seu município”, explica Professor Rômulo.

“O educador tem que ir onde a comunidade está”, explica o Pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini, sobre a importância da implantação de Cursos a Distância. “E o mais importante é que vamos levar educação de qualidade a essas cidades do Sul de Minas o que gera desenvolvimento para cada uma delas”.

Com o convênio, os cursos serão disponibilizados pelo IF Paraná, que realizará a tutoria, oferecendo material didático e capacitando os tutores presenciais. O IFSULDEMINAS celebra as parcerias com as prefeituras, acompanha a implantação da infraestrutura, matricula, certifica os alunos e ainda cuida da coordenação pedagógica dos cursos. Já os municípios ficam responsáveis pela criação e manutenção de cada Polo de Apoio Presencial, que dispõe de telessala e laboratório de informática.

A parceria com o IF Paraná garante a qualidade da oferta dos cursos. Para o Professor Ciro Bachtold, que na sessão solene representou o Reitor do IF Paraná, Alípio Santos Leal Neto, a Educação a Distância é uma das melhores formas de se ampliar o acesso ao ensino e a profissionalização. “Este é o momento de levar educação a todos, não só aos privilegiados que moram em grandes centros. Essa parceria só tende a crescer muito. Afinal, lutamos pela educação do país, não só de um estado, ou cidade”, afirma Ciro.

Para a Diretora do Departamento de Educação a Distância do IFSULDEMINAS, Daniela Gomes Martins Bueno, a Educação a Distância beneficia também pessoas que precisam se qualificar, mas têm dificuldade de locomoção ou indisponibilidade de tempo. “A determinação, o trabalho e ousadia farão com essa parceria democratize o ensino profissional e tecnológico e promova a verdadeira inclusão social”, conclui Daniela.

Inicialmente o IFSULDEMINAS vai oferecer 40 vagas em Inconfidentes, 80 vagas em Cambuí, 120 vagas em Borda da Mata e mais 120 em Pouso Alegre através do Campus Inconfidentes. Já o IFSULDEMINAS Campus Machado contará com 120 vagas para Passos e 120 vagas para Machado. Em Muzambinho serão ofertadas 40 vagas através do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.

Com os convênios assinados, o IFSULDEMINAS passa a contar com o apoio do IFPARANÁ, somando forças para que a região do Sul de Minas receba mais uma tecnologia oferecendo aos jovens e adultos uma educação de qualidade. “No evento da assinatura dos convênios, o município de Pouso Alegre, anfitrião da Reitoria do IFSULDEMINAS e demais municípios que aderiram ao programa colhem os primeiros bons frutos de um trabalho iniciado com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. É um trabalho do Governo Federal com os Municípios em favor da educação profissional e tecnológica para o povo brasileiro”, conclui o Reitor Rômulo Eduardo Bernardes Silva.

Projeto Parceiros a Distância

O convênio entre o IFSULDEMINAS e o IFPARANÁ é fruto de um longo caminho entre os dois Reitores das Instituições envolvidas, Professor Rômulo e Professor Alípio. Após visita do Reitor, acompanhado da Diretora de EAD (Departamento de Educação a Distância), Professora Daniela, ao IF do Paraná, conhecendo suas estruturas e o apoio do Reitor Alípio e de todo departamento de EAD paranaense, nasceu o projeto Parceiros a Distância. A implantação dos cursos nestas sete cidades já é o início dos resultados do Projeto.

Autoridades presentes

A sessão solene de assinatura dos convênios aconteceu no gabinete da Reitoria do IFSULDEMINAS, em Pouso Alegre. Estiveram presentes o Reitor do IFSULDEMINAS, Rômulo Eduardo Bernardes da Silva e o Professor Ciro Bachtold, representando o Reitor do IF Paraná, Alípio Santos Leal Neto. Os Pró-reitores do IFSULDEMINAS, Alexandre Fonseca D’Andrea, Bruno Senna Correa, Renato Ferreira de Oliveira, Sérgio Pedini e a Diretora do Departamento de EaD, Daniela Gomes Martins Bueno. O evento contou com a presença Prefeito Municipal de Borda da Mata, Edmundo Silva Júnior, Prefeito Municipal de Cambuí, Benedito Antônio, a Prefeita Municipal de Inconfidentes, Rosângela Maria Dantas, Prefeito Municipal de Machado Roberto Morais e o Prefeito Municipal de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, todos acompanhados de seus Secretários Municipais de Educação.

Assessoria Comunicação - Reitoria
Redação: Emanuela Barretto