Campus Muzambinho
Qua, 11 de Agosto de 2010 11:29

Curso de Educação Física inicia aulas com palestra

O curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, iniciou suas atividades acadêmicas nessa semana com uma programação especial de recepção aos novatos e veteranos. Após a apresentação do curso e do corpo docente, realizada na 2ª e 3ª feiras, o Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) recebeu o professor Doutor Lino Castellani Filho, Livre Docente da UNICAMP, na 4ª feira. O professor DSc. Lino é autor de diversos livros da área, dentre eles o intitulado Educação Física no Brasil: a História que não se conta, que está em sua 17ª edição.

Em duas aulas magnas, realizadas no período da tarde e noite, o acadêmico palestrou sobre o tema “As perspectivas da Educação Física Brasileira no cenário atual”. Autor de diversos livros de alcance nacional e com mais de 30 anos na área da Educação Física, Lino Castellani discutiu com a comunidade do curso o percurso da Educação Física da década de 1980 aos dias de hoje, pontuando as contribuições trazidas por sua geração a partir de um diálogo com as ciências humanas. Defensor de uma Educação Física que trate da cultura corporal que a humanidade produziu em oposição ao paradigma da aptidão física que acompanha a educação física brasileira desde os fins do século XIX, traçou os caminhos vividos por sua geração e apontou possíveis desafios para a área no momento atual. A realização próxima dos megaeventos no Brasil foi debatida com a exposição de suas ressalvas, visto que em sua opinião nossa democracia é muito jovem para fiscalizar obras de tamanha proporção. Além disso, o Brasil possui outras prioridades sociais que deveriam ser contempladas antes dos eventos, defendeu o professor.

O Doutor Lino ainda discorreu sobre o papel do curso de Educação Física numa Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, situando-a no campo das atividades intelectuais, portanto, não afeitas a jornadas de trabalho de caráter fabril, levantando ainda a necessidade real do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão para garantir sua qualidade social.

De forma informal e descontraída, as palestras oportunizaram o diálogo entre professores do IF, estudantes e o acadêmico sobre temas importantes como: o lugar do esporte na escola, a necessidade de um sistema nacional de esporte no país e as concepções de saúde com as quais a Educação Física deve dialogar.

As Aulas Magnas cumpriram o importante papel de situar o lugar que o curso de Educação Física do IFSULDEMINAS busca alcançar: o protagonismo no quadro da Educação Física nacional, decorrência de almejada excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

O corpo docente, os estudantes e a coordenação/direção do IFSULDEMINAS reafirmam seu compromisso de construir diariamente, as condições para que isso se realize no menor tempo possível. A presença do professor Doutor Lino Castellani Filho é um marco nessa direção.

Clique na imagem para abrir!

Texto: Prof. Mateus Camargo Pereira
Fotos: Campus Muzambinho