Campus Muzambinho
Qua, 11 de Agosto de 2010 11:29

Curso de Educação Física inicia aulas com palestra

O curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, iniciou suas atividades acadêmicas nessa semana com uma programação especial de recepção aos novatos e veteranos. Após a apresentação do curso e do corpo docente, realizada na 2ª e 3ª feiras, o Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) recebeu o professor Doutor Lino Castellani Filho, Livre Docente da UNICAMP, na 4ª feira. O professor DSc. Lino é autor de diversos livros da área, dentre eles o intitulado Educação Física no Brasil: a História que não se conta, que está em sua 17ª edição.

Em duas aulas magnas, realizadas no período da tarde e noite, o acadêmico palestrou sobre o tema “As perspectivas da Educação Física Brasileira no cenário atual”. Autor de diversos livros de alcance nacional e com mais de 30 anos na área da Educação Física, Lino Castellani discutiu com a comunidade do curso o percurso da Educação Física da década de 1980 aos dias de hoje, pontuando as contribuições trazidas por sua geração a partir de um diálogo com as ciências humanas. Defensor de uma Educação Física que trate da cultura corporal que a humanidade produziu em oposição ao paradigma da aptidão física que acompanha a educação física brasileira desde os fins do século XIX, traçou os caminhos vividos por sua geração e apontou possíveis desafios para a área no momento atual. A realização próxima dos megaeventos no Brasil foi debatida com a exposição de suas ressalvas, visto que em sua opinião nossa democracia é muito jovem para fiscalizar obras de tamanha proporção. Além disso, o Brasil possui outras prioridades sociais que deveriam ser contempladas antes dos eventos, defendeu o professor.

O Doutor Lino ainda discorreu sobre o papel do curso de Educação Física numa Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, situando-a no campo das atividades intelectuais, portanto, não afeitas a jornadas de trabalho de caráter fabril, levantando ainda a necessidade real do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão para garantir sua qualidade social.

De forma informal e descontraída, as palestras oportunizaram o diálogo entre professores do IF, estudantes e o acadêmico sobre temas importantes como: o lugar do esporte na escola, a necessidade de um sistema nacional de esporte no país e as concepções de saúde com as quais a Educação Física deve dialogar.

As Aulas Magnas cumpriram o importante papel de situar o lugar que o curso de Educação Física do IFSULDEMINAS busca alcançar: o protagonismo no quadro da Educação Física nacional, decorrência de almejada excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

O corpo docente, os estudantes e a coordenação/direção do IFSULDEMINAS reafirmam seu compromisso de construir diariamente, as condições para que isso se realize no menor tempo possível. A presença do professor Doutor Lino Castellani Filho é um marco nessa direção.

Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!

Texto: Prof. Mateus Camargo Pereira
Fotos: Campus Muzambinho