Certificação - ENEM
Seg, 28 de Dezembro de 2015 12:46

IFSULDEMINAS divulga início do Processo para Certificação de Conclusão do Ensino Médio com base nas notas do ENEM

- Edital 51/2015
- Anexo I

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) torna público, por meio do edital nº 51/2015, o processo de Certificação de Conclusão do Ensino médio, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino médio (ENEM) nos anos de 2010 a 2015.

A certificação é gratuita e poderá ser solicitada nos campi do Instituto: Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Campus Avançado Carmo de Minas e Campus Avançado de Três Corações, a partir do dia 11 de janeiro de 2016 e segue até a publicação de novo edital. Os candidatos deverão atender alguns requisitos, como:

- Ter indicado a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no Exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição certificadora, podendo haver dispensa desta exigência, na forma do Guia de Certificação do ENEM;

- Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da realização da primeira prova do ENEM de cada ano: 2010 – 06/11/2010; 2011 - 22/10/2011; 2012 – 03/11/2012; 2013 – 26/10/2013; 2014 – 08/11/2014; 2015 – 24/10/2015.

- Para ser certificado nos anos de 2010 e 2011 o candidato deverá ter obtido as seguintes notas na área de conhecimento: 400 (quatrocentos) pontos em cada área de conhecimento do exame e 500 (quinhentos) pontos em redação. A partir do ano de 2012 o candidato deverá ter obtido : 450 pontos (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada área de conhecimento do exame e 500 (quinhentos) pontos em redação. Se a área atestada for Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o interessado deverá ter atingido, no mínimo, 450 pontos nessa área e 500 pontos na Redação, na mesma edição do exame, não existindo a possibilidade de juntar os resultados da área de Linguagens e de Redação de anos distintos.

- Comparecer no campus no qual solicitou a certificação munido de todos os documentos (originais e xerox)

Documentação:

O interessado deverá preencher o requerimento disponível no Anexo I do Edital e apresentá-lo na Seção de Registros Escolares do campus escolhido com os seguintes documentos:
Boletim (Resultado) do ENEM entre 2010 até 2015
Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
Cópia da Carteira de Identidade (Lei nº 7.088 de 23/03/1983 – art. 1º)
Cópia do CPF
Cópia do Certificado de Reservista
Cópia do Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral.

Documentação para solicitar a declaração parcial de proficiência:
Boletim de notas do ENEM impresso
Original de um documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira Nacional Habilitação, Carteira de Trabalho)
Original CPF.

Após o candidato apresentar a solicitação da certificação no campus escolhido, o IFSULDEMINAS terá um prazo de: Declaração Parcial de Proficiência e Declaração de Conclusão – 3 dias úteis; Certificado de Ensino Médio – 30 dias corridos. Os certificados deverão ser retirados no campus onde o candidato fizer a solicitação.

Locais de inscrição:
Campus Inconfidentes: Seção de Registros Escolares – Praça Tiradentes, 416 – Centro – Inconfidentes/MG.
Campus Machado: Seção de Registros Escolares – Rodovia Machado- Paraguaçu – km 03 – Machado/MG.
Campus Muzambinho: Seção de Registros Escolares – Estrada de Muzambinho – km 35 Bairro Morro Preto – Muzambinho/MG.
Campus Passos: Setor de Registros Acadêmicos – Rua Mário Ribola, 409 – Penha II – Passos/MG.
Campus Poços de Caldas: Setor de Registros Acadêmicos – Avenida Dirce Pereira Rosa, 300 - Jardim Esperança - Poços de Caldas/MG.
Campus Pouso Alegre: Setor de Registros Acadêmicos – Avenida Maria da Conceição Santos nº 900, Bairro Parque Real - Pouso Alegre/MG.
Reitoria:  Av. Vicente Simões, 1.111 – Bairro Nova Pouso Alegre – Pouso Alegre/MG.
Campus Avançado Carmo de Minas: Setor de Registros Acadêmicos - Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº - Bairro Chacrinha - Carmo de Minas/MG.
Campus Avançado Três Corações: Setor de Registros Acadêmicos - R. Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque, 61- Bairro Chácara das Rosas - Três Corações/MG.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
28/12/2015