IFSULDEMINAS na OC
Sex, 11 de Novembro de 2016 13:12

Alunos do IFSULDEMINAS participam da Olimpíada do Conhecimento com projeto sobre Produção leiteira

Equipe é formada por estudantes dos cursos técnicos em Agrimensura, Agropecuária e Informática do Campus Inconfidentes

Nesta semana, entre os dias 10 e 13 de novembro, uma equipe de alunos do Campus Inconfidentes representa o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília (DF). A edição deste ano exige dos participantes habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho. Com um novo formato, a competição desafia os estudantes a apresentarem soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de provas individuais de precisão e raciocínio rápido.

Desafio por equipes

A equipe formada por alunos dos cursos técnicos integrados em Agrimensura, Agropecuária e Informática compete na categoria “Produtividade Leiteira”, e são orientados pelos professores João Batista Tavares Júnior e Paulo Augusto Ferreira Borges. Participam os estudantes Anderson Donizet Rodrigues (Informática – 3E1), Cristian Wellington Mariano (Agrimensura – 2F), João Pedro Rosa Almeida (Agropecuária – 3B), Lara Silva (Agrimensura – 2F), Tainara Christina Guimarães (Informática – 3E1) e Wagner Felipe De Oliveira (Agropecuária – 3A).

O projeto dos estudantes consiste em oferecer um sistema para averiguar e controlar a propriedade remotamente de qualquer parte do mundo em que se tenha acesso à internet. A ideia é oferecer ferramentas que aumentem a eficiência da produção e reprodução de vacas leiteiras em sistema de pastejo rotacionado e com monitoramento das condições ambientais que oferecem parâmetros para melhor explorar e preservar os recursos naturais da propriedade. De acordo com a equipe, o trabalho utiliza sistemas como detecção de cio e registro de informações referentes ao estado reprodutivo do animal, monitoramento da posição em tempo real do animal dentro da propriedade, controle da irrigação, que permite efetuar o trabalho com precisão.

O produto

Os alunos acreditam que o produto a ser desenvolvido apresenta vantagens em relação aos existentes, uma vez que é possível monitorar e efetuar operações na propriedade, por exemplo, oferecer maior conforto térmico aos animais, com o sistema de refrigeração em campo. Outra vantagem apresentada é a flexibilidade de incluir novas funções que possam atender outras necessidades do proprietário.

Após a criação e desenvolvimento do projeto, a próxima fase da competição será definida pela votação on-line. Os alunos estão na disputa com mais quatro equipes dentro da mesma categoria. Para conhecer mais sobre o trabalho e votar é só acessar o endereço eletrônico da olimpíada (clique e acesse) e clicar em “M5 – MEC – IFSULDEMINAS”. Todos os desafios valem pontos para as unidades da federação representadas na competição. A cada prova, as delegações chegam mais perto de se tornarem as campeãs da edição.

Sobre a Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Na competição de 2016, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações. Saiba mais sobre a Olimpíada no site

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/11/2016

Clique na imagem para abrir!