IFSULDEMINAS na OC
Sex, 11 de Novembro de 2016 13:12

Alunos do IFSULDEMINAS participam da Olimpíada do Conhecimento com projeto sobre Produção leiteira

Equipe é formada por estudantes dos cursos técnicos em Agrimensura, Agropecuária e Informática do Campus Inconfidentes

Nesta semana, entre os dias 10 e 13 de novembro, uma equipe de alunos do Campus Inconfidentes representa o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília (DF). A edição deste ano exige dos participantes habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho. Com um novo formato, a competição desafia os estudantes a apresentarem soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de provas individuais de precisão e raciocínio rápido.

Desafio por equipes

A equipe formada por alunos dos cursos técnicos integrados em Agrimensura, Agropecuária e Informática compete na categoria “Produtividade Leiteira”, e são orientados pelos professores João Batista Tavares Júnior e Paulo Augusto Ferreira Borges. Participam os estudantes Anderson Donizet Rodrigues (Informática – 3E1), Cristian Wellington Mariano (Agrimensura – 2F), João Pedro Rosa Almeida (Agropecuária – 3B), Lara Silva (Agrimensura – 2F), Tainara Christina Guimarães (Informática – 3E1) e Wagner Felipe De Oliveira (Agropecuária – 3A).

O projeto dos estudantes consiste em oferecer um sistema para averiguar e controlar a propriedade remotamente de qualquer parte do mundo em que se tenha acesso à internet. A ideia é oferecer ferramentas que aumentem a eficiência da produção e reprodução de vacas leiteiras em sistema de pastejo rotacionado e com monitoramento das condições ambientais que oferecem parâmetros para melhor explorar e preservar os recursos naturais da propriedade. De acordo com a equipe, o trabalho utiliza sistemas como detecção de cio e registro de informações referentes ao estado reprodutivo do animal, monitoramento da posição em tempo real do animal dentro da propriedade, controle da irrigação, que permite efetuar o trabalho com precisão.

O produto

Os alunos acreditam que o produto a ser desenvolvido apresenta vantagens em relação aos existentes, uma vez que é possível monitorar e efetuar operações na propriedade, por exemplo, oferecer maior conforto térmico aos animais, com o sistema de refrigeração em campo. Outra vantagem apresentada é a flexibilidade de incluir novas funções que possam atender outras necessidades do proprietário. 

Após a criação e desenvolvimento do projeto, a próxima fase da competição será definida pela votação on-line. Os alunos estão na disputa com mais quatro equipes dentro da mesma categoria. Para conhecer mais sobre o trabalho e votar é só acessar o endereço eletrônico da olimpíada (clique e acesse) e clicar em “M5 – MEC – IFSULDEMINAS”. Todos os desafios valem pontos para as unidades da federação representadas na competição. A cada prova, as delegações chegam mais perto de se tornarem as campeãs da edição.

Sobre a Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Na competição de 2016, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações. Saiba mais sobre a Olimpíada no site

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/11/2016

 

Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!
Clique na imagem para abrir!