PIBIC e BIC JR
Sex, 11 de Novembro de 2016 16:03

IFSULDEMINAS divulga editais para os programas de Iniciação Científica PIBIC e BIC Jr. da FAPEMIG

- Edital 44/2016 (PIBIC)

- Edital 45/2016 (BIC Jr.)

- Anexos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), divulga os editais para os programas de bolsas Institucionais de Iniciação Científica da FAPEMIG: PIBIC e BIC Jr.

Os Programas PIBIC e BIC Jr. têm como principal objetivo contribuir para a iniciação de estudantes em atividades de pesquisa, por meio da concessão de bolsas. Sendo que o PIBIC é destinado a estudantes do ensino superior (exceto cursos de complementação pedagógica) e o BIC Jr. a alunos do Ensino Profissional de nível médio.

Essas bolsas serão anuais, com provável duração de março de 2017 a fevereiro de 2018. O PIBIC conta com bolsas mensais no valor de R$ 400, já o BIC Jr. com bolsas no valor de R$ 150,00 mensais.

Proponentes/Orientadores

Os proponentes/orientadores devem ser servidores do IFSULDEMINAS, com titulação mínima de Mestre, possuir Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital, estar cadastrado no sistema Everest da FAPEMIG, dentre outros requisitos descritos nos editais.

Alunos/bolsistas

Podem participar dos programas: os alunos que estiverem regularmente matriculados no IFSULDEMINAS e não forem concluintes dos cursos ofertados pelo câmpus até a vigência da bolsa; que possuírem Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital; encontrarem-se cadastrados no sistema Everest da Fapemig; entre outros requisitos especificados nos editais.

Inscrições

As inscrições terão início no dia 16 de novembro, seguirão até o dia 16 de dezembro de 2016 e serão realizadas apenas via GPPEX, no endereço: http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/index.php/login. Para efetivar a inscrição, é necessário cadastrar o projeto e submetê-lo a ao edital.

Quanto ao projeto de pesquisa, para que seja contemplado pela bolsa, deverá apresentar viabilidade técnica e econômica; conter no máximo 12 páginas e plano de trabalho detalhado e individualizado dos bolsistas com respectivo cronograma; além de outras especificações contidas nos editais. A inscrição e a submissão dos projetos devem ser realizadas pelos orientadores, e só será admitida a inscrição de 1 projeto por orientador, com indicação de no máximo 2 bolsistas por modalidade e por projeto.

Documentação

Os documentos deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada (zip ou rar) nos formatos indicados abaixo. Os documentos exigidos para inscrição são:

• Projeto com Plano de trabalho do(s) bolsista(s) (Anexo II) (.doc, .pdf ou .odt). Os projetos que não atenderem ao item 4.d serão automaticamente desclassificados;

• Termo de viabilidade técnica (Anexo I);

• Cópia do histórico escolar do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS com carimbo da secretaria (.pdf) e último CORA (Coeficiente de Rendimento do Aluno)

• Cópia legível dos documentos do aluno (RG e CPF) em formato pdf;

• Comprovante do cadastro no Sistema EVEREST do bolsista e do orientador (pdf);

• Em caso de renovação da bolsa e/ou projeto, apresentar o relatório final do ano anterior e justificativa de prorrogação do projeto (.doc, .pdf ou .odt). A renovação concorre em iguais condições com as novas solicitações.

A falta de quaisquer documentos listados no item 5.3 dos editais, implicará no imediato indeferimento da solicitação sem a apreciação do mérito do projeto.

Período de Inscrições

16/11/2016 a 16/12/2016

Homologação das inscrições

10/01/2017