O Instituto PDF Imprimir E-mail

Criado em 2008, pela Lei 11.892, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) originou-se a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas localizadas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Assim, essas três unidades tornaram-se câmpus, formando uma só instituição e assumindo um novo compromisso: o desenvolvimento regional por meio da excelência na educação profissional e tecnológica.

Hoje, o IFSULDEMINAS atua em diversos níveis: técnico integrado ao ensino médio, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e pós-graduação, em diferentes áreas. Possui câmpus também nas cidades de Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, onde foram investidos recursos na construção e reforma de prédios próprios, com infraestrutura e equipamentos capazes de atender a demanda de alunos.

Em dezembro de 2013, o IFSULDEMINAS passou a ter ainda os câmpus avançados nas cidades de Carmo de Minas e Três Corações. Essas unidades já ofertam cursos técnicos. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino profissionalizante nos 178 municípios de abrangência, beneficiando 3,5 milhões de pessoas, direta ou indiretamente.

Articulando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, o Instituto Federal do Sul de Minas trabalha em função das necessidades regionais, capacitando mão-de-obra, prestando serviços, desenvolvendo pesquisa aplicada que atenda a demandas da economia local e projetos que colaborem para a qualidade de vida da população. No Câmpus Muzambinho, por exemplo, o laboratório de Bromatologia permite à comunidade atestar a qualidade da água consumida; em Machado, crianças com patologias cerebrais fazem tratamento gratuito no Centro de Equoterapia; em Inconfidentes, uma incubadora de empresas difunde o empreendedorismo e insere empresas no mercado.

O IFSULDEMINAS também atua na região por meio dos chamados polos de rede, com a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) e, alguns municípios, com o ensino presencial. Os polos são unidades que funcionam em parceria com prefeituras municipais, permitindo a oferta de cursos nos locais onde o Instituto não tem sede própria. São cerca de 40 polos localizados na região Sul de Minas. Além disso, são ofertados cursos profissionalizantes de curta duração, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Clique aqui para conferir as cidades onde o IFSULDEMINAS está presente e quais são os cursos ofertados.

A missão do Instituto

"Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais."

Organogramas


Clique para acessar:

- Organograma do Gabinete

- Organograma da Pró-Reitoria de Ensino

- Organograma da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

- Organograma da Pró-Reitoria de Extensão

- Organograma da Pró-Reitoria de Administração

- Organograma da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

- Organograma da Diretoria de Gestão de Pessoas

- Organograma do Câmpus Inconfidentes

- Organograma do Câmpus Machado

- Organograma do Câmpus Muzambinho

- Organograma do Câmpus Passos

- Organograma do Câmpus Poços de Caldas

- Organograma do Câmpus Pouso Alegre


Abaixo, você tem acesso às informações a respeito dos CARGOS em cada câmpus
:

- Reitoria        - Inconfidentes       - Machado       - Muzambinho       - Passos       - Poços de Caldas       - Pouso Alegre

Atribuições:

- Reitoria e Diretorias Sistêmicas

- Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

- Pró-Reitoria de Extensão

- Pró-Reitoria de Administração

- Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

- Pró-Reitoria de Ensino