Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como Ingressar
Início do conteúdo da página

Como ingressar

POST FORMAS DE INGRESSO v2O IFSULDEMINAS oferece diversas oportunidades de cursos gratuitos, presenciais e a distância. São cursos técnicos (integrados e subsequentes), superiores (bacharelado, licenciatura e tecnologia), pós-graduação (especialização e mestrado), FIC e muito mais.

No caso dos cursos técnicos integrados, (ensino médio mais o profissionalizante) o ingresso acontece pela análise do histórico escolar ou via vagas olímpicas (edital próprio que destina vagas para candidatos premiados em Olimpíadas de Conhecimento). Para os técnicos subsequentes, (para quem já tem o ensino médio) a entrada ocorre via sorteio, ordem de inscrição ou análise de histórico escolar.

Já o ingresso nos cursos superiores se dá mediante processo seletivo indicando a melhor nota do candidato no Enem (são válidas as edições 2014 a 2020), sendo que 80% das vagas são ofertadas para o processo seletivo e 20% das vagas são ofertadas pelo SiSU. Além disso, também há reserva de vagas olímpicas.

Existe, ainda, a possibilidade de entrada por meio do Edital Unificado de Transferência Interna, Externa, Reingresso e Obtenção de Novo Título que ocorre duas vezes ao ano, tendo uma entrada para o primeiro semestre e outra para o segundo. Nesse caso, tratam-se de vagas que estão ociosas no IFSULDEMINAS e são disponibilizadas para a comunidade, de acordo com requisitos estabelecidos em Edital.

As vagas para os cursos de pós-graduação, especialização técnica e mestrado são ofertadas por meio de edital, publicado no site do vestibular e também nos sites dos campi que ofertam essa modalidade.

O ingresso para o Pronatec e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) é realizado durante o ano, mediante processo seletivo específico, divulgado no endereço: portal.ifsuldeminas.edu.br.

Fim do conteúdo da página