Página inicial > Institucional Geral > Revalidação de Diploma

Revalidação de Diploma

Concluintes de cursos técnicos e de tecnologia em instituições estrangeiras podem se inscrever para revalidar seus diplomas pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Para isso, os cursos devem ter correspondência de carga horária e títulos em relação aos cursos do IFSULDEMINAS, e de acordo com o Catálogo de Cursos Técnicos e Tecnológicos do Ministério da Educação (MEC). Essa correspondência prevê a análise dos estudos realizados em áreas idênticas e dos realizados em áreas congêneres, similares ou afins.

Documentos necessários:

-Cópia autenticada da cédula de identidade para brasileiro ou naturalizado;
-Se estrangeiro, cópia autenticada de identidade e de visto de permanência expedido pela Superintendência da Polícia Federal ou cópia do passaporte com visto de permanência;
-Cópia do documento de quitação militar para brasileiros entre 18 e 45 anos;
-Cópia da comprovação de quitação eleitoral para brasileiros e naturalizados;
-Cópia autenticada do diploma a ser revalidado, com o visto da autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
-Histórico escolar de conclusão do curso, com visto da autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
-Cópia do currículo do curso a ser revalidado, com conteúdos programáticos, carga horária e bibliografia, autenticados pela autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
-Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com visto da autoridade consular brasileira no país onde foi expedido, nos casos em que o curso técnico de nível médio não contemplar disciplinas da Base Nacional Comum.
-Certificado de proficiência em Língua Portuguesa, exceto para oriundos de países cuja língua oficial é a portuguesa.

OBS: Os documentos, acima listados, deverão ser acompanhados da respectiva tradução juramentada para o português. No caso de acordo cultural entre o Brasil e o país de origem do título, o requerente deverá anexar a cópia do acordo de que for beneficiário, quando da entrada no processo de revalidação.