Página inicial > Notícias > Curso MOOC

Curso MOOC

IFSULDEMINAS oferta curso sobre Projetos de Aprendizagem para Moocs

MoocsProjetos de Aprendizagem para o Moocs é o curso ofertado na modalidade a distância pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Instituto TIM. O conteúdo estará disponível até o dia 03 de setembro. Embora o curso seja voltado para toda a comunidade, foi pensado para atender professores, estudantes de licenciatura, estudantes da disciplina de Informática na Educação, tutores, designers, instrucionais e demais interessados em ofertar cursos nesse formato. Para acessar, o interessado deve acessar o endereço https://mooc.ifsuldeminas.edu.br/course/projeto-de-aprendizagem-para-moocs/intro/, clicar em “Ir para o curso".

Os cursos MOOC, em inglês Massive Open Online Course, são ofertados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Nesse caso, utiliza a plataforma MOOC – TIM TEC. Ministrado pela professora do Campus Muzambinho, Aracele Fassbinder, o curso será dividido em dois momentos: “antes do curso começar” e "criação do esboço inicial", que teve início nessa segunda-feira, 14 de julho e segue até o dia 06 de agosto. E, o restante será disponibilizado a partir do dia 07 de agosto. Para receber o certificado (40 horas), o participante deve entregar o mapa de aprendizagem, o documento de SCRIPT dos vídeos, responder os questionários relacionados, manter o diário de bordo atualizado e ter um aproveitamento na plataforma igual ou superior a 70%.

Por que fazer o curso?

– MOOCs estão em alta, no mundo todo.

– O curso reúne padrões de práticas úteis na construção de projetos de aprendizagem para MOOCs.

– O curso é baseado em um framework que alinha teoria e prática sobre projeto de aprendizagem para MOOCs.

– Bons materiais focados na construção de MOOCs ainda são pouco explorados e, por isso, esse curso é um diferencial.

– Ao longo do curso você terá construído um Mapa de Aprendizagem para MOOC, que é uma base para desenvolver e efetivamente ofertar um curso.

– Você faz o curso no seu próprio ritmo (apenas as datas de início e fim são fechadas).

– Você escolhe o tema/assunto do Mapa de Aprendizagem que deseja desenvolver.

MOOC IFSULDEMINAS

Cursos online massivos ou simplesmente MOOCs (Massive Open Online Courses), combinam vídeos online com elementos interativos como testes, simuladores e fóruns. Estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar matérias complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.Confira os cursos disponíveis na plataforma.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da professora Aracele Fasbinder
28/07/2017