Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Procuradoria Educacional > Censo da Educação Superior
Início do conteúdo da página

Censo da Educação Superior - Censup

Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES.

Passado esse período de validação ou correção das informações prestadas pelas IES, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo, para conferir as informações. Após essa fase de conferência, em colaboração com os pesquisadores institucionais, o Censo é finalizado. Os dados são divulgados e a Sinopse Estatística é publicada. Depois disso não pode mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais. http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior

Links:

Links:

Censo da Educação Superior: CENSUP

Glossários, Questionários e Manuais

http://portal.inep.gov.br/web/censo­da­educacao­superior/questionarios­e­manuais

Encontro Nacional Palestras:

http://portal.inep.gov.br/web/censo­da­educacao­superior/encontro­nacional

Apresentações:

http://portal.inep.gov.br/web/censo­da­educacao­superior/apresentacoes­do­treinamento

Legislações:

http://portal.inep.gov.br/web/censo­da­educacao­superior/legislacao

Apresentações do Treinamento

http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/apresentacoes-do-treinamento

Fim do conteúdo da página