Fórum Mineiro

2º edição do Fórum Mineiro da Rede Federal debate os desafios das instituições de ensino

IFSULDEMINAS marca presença no encontro que segue até esta sexta-feira, 08 de junho

Auditório com oito autoridades sentadas  à mesa de honra.        Na noite de ontem, 07 de junho, teve início o Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento, realizado em 2016 pelo Instituto Federal do Sul de Minas, está em sua segunda edição e, neste ano, tem como anfitrião o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e o Cefet-MG. A abertura aconteceu no auditório do hotel San Diego Mid, em Belo Horizonte.

Até a sexta-feira, 9 de junho, cerca de 80 servidores das instituições federais de ensino de Minas Gerais estarão reunidos na cidade de Belo Horizonte para trocar experiências, expor relatos de sucesso e discutir as dificuldades no dia a dia das instituições. Participam do encontro os Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste (IFSudeste), do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), do Triângulo Mineiro (IFTM), bem como os anfitriões, IFMG e Cefet-MG.

Estiveram presentes à abertura, além dos participantes do evento, dirigentes das instituições envolvidas e reitores de outras instituições da Rede Federal de todo o país, que se encontram em Belo Horizonte para a 75ª reunião do Conif. O reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, abriu o evento falando da satisfação de sediar o segundo Fórum e relembrando a primeira edição do evento, promovida no Sul de Minas em 2016. Ele também repassou algumas diretrizes sobre o formato das atividades, que compreendem grupos de discussão focados em oito grandes temáticas e uma plenária final para deliberação das ações a serem executadas. “Nossa expectativa é de que seja um evento de sucesso, como foi no ano passado”, finaliza.

De acordo com o diretor-geral do Cefet-MG, Flávio Antônio dos Santos, “iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento das instituições da Rede Federal”. As discussões, de âmbito bastante amplo, segundo o diretor, vêm em um momento oportuno, tendo em vista o momento histórico do país e, também, a importância de um debate presencial entre as instituições, que tanto cresceram nos últimos anos.

A possibilidade desse modelo de debate, envolvendo várias instituições da Rede atuantes em um mesmo Estado é um grande diferencial, na opinião do presidente do Conif, Francisco Roberto Brandão Ferreira, reitor do Instituto Federal do Maranhão. “Não temos oportunidade, no restante do país, de fazer um fórum assim”, mencionou. Para Brandão, o modelo do evento, cíclico e temático, proporciona que as pessoas que estão na ponta, executoras, possam debater e colocar em prática as ações.

A abertura do Fórum contou, também, com uma palestra proferida pelo professor Aléssio Trindade de Barros, docente da Rede Federal e atual secretário estadual de Educação da Paraíba, que trouxe a experiência adotada para o Ensino Médio naquele Estado.  Ele falou sobre o panorama do Ensino Médio no país, evasão, o desafio da oferta do itinerário formativo em educação profissional, entre outros aspectos. Para avançar, na opinião do professor, o Brasil precisa dar solução para o acesso dos alunos de ensino médio ao ensino técnico e os institutos federais têm um papel importante neste sentido.

Pessoas sentadas no auditório assistem ao evento.Apresentações culturais, como a participação do coral do Campus do IFMG em Ouro Preto na execução do hino nacional e a exibição do grupo Comitiva da Dança, também marcaram o evento. As discussões dos grupos de trabalho seguiram ao longo dessa quinta-feira e finalizam na sexta pela manhã, com a plenária em que os grupos irão socializar os aspectos discutidos e propostas de trabalho conjunto.

Texto: Assessoria de Comunicação do IFMG adaptado pela Ascom do IFSULDEMINAS- Reitoria

Fotos: Cefet-MG e IFSULDEMINAS

Data: 08/06/2017