Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens está no calendário da Rede Federal

Estudantes com mais de 18 anos podem participar de competição fotográfica

- Inscreva-se!

- Regulamento

Cartaz em jpeg contendo as informações sobre o concurso de fotografia.A partir deste ano, o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglês), comemorado em 15 de julho, passará a fazer parte do calendário da Rede Federal. Atividades locais serão realizadas para celebrar a data e as conquistas proporcionadas pela educação profissional e tecnológica. As comemorações do WYSD contarão ainda com a competição fotográfica internacional Habilidades em Ação (#skillsinaction), promovida pelo Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc).

Instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU), o primeiro Dia Mundial das Habilidades dos Jovens foi comemorado em 2015, ano em que foi firmado o novo acordo climático e estabelecida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, o WYSD veio para incentivar o cumprimento de objetivos desses atos: promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, bem como garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa.

#skillsinaction – Voltada a estudantes de todo o mundo e com idade mínima de 18 anos, a competição fotográfica pretende destacar as oportunidades e o impacto positivo da educação profissional e tecnológica para as pessoas, suas famílias e a comunidade local. Fotos autorais deverão registrar o momento de ação das habilidades, mostrando como o treinamento profissional contribui para incentivar o emprego juvenil, o empreendedorismo, a equidade e a igualdade de gênero, além de facilitar a transição para economias e sociedades sustentáveis.

Adequação ao tema, originalidade, criatividade e meios inovadores para transmitir a mensagem são os critérios do concurso. Os vencedores serão anunciados em 17 de julho. O primeiro colocado será premiado com um tablet, enquanto o segundo receberá uma câmera fotográfica. A foto mais curtida no Facebook também terá premiação. O formulário de submissão das fotos deve ser enviado até 30 de junho de 2017 para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique aqui para acessar as regras do #skillsinaction.

Para esta edição, a ONU mobiliza seus países-membros para reafirmar a educação e a formação técnica e profissional como meios para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) referentes a 2016 apontam que “apesar de a taxa de emprego dos jovens aumentar em relação ao ano anterior, o número de jovens sem emprego permanece na faixa de 10% em muitos países“.

Sobre o Conif

Membro do Unevoc desde dezembro de 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) incentiva ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. “O WYSD representa o fortalecimento integrado, quando diversas nações refletem profundamente sobre o mesmo tema. Sabemos que uma política pública de educação profissional de qualidade é importante para a superação da crise vivida pelo Brasil, e a atuação conjunta com diversos países nos deixa fortalecidos“, afirma o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães.

Texto: Assessoria de Comunicação - Conif
14/06/2017