Página inicial > Últimas notícias > Medalha de ouro

Medalha de ouro

Com decisão nos pênaltis, IFSULDEMINAS conquista medalha de ouro no futebol

foto1“Foi emblemático nosso time de futebol ter sido campeão nesse esporte tão popular. Eles e as demais equipes demonstraram igual garra na competição e o nosso balanço é extremamente positivo, saímos vitoriosos em campo e fora dele”. A declaração do reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli, resume a sensação de missão cumprida ao final do último dia dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017 – Etapa Nacional, realizado em Poços de Caldas, entre 3 e 8 de outubro.

O reitor e o time de futebol formado pelos alunos do Campus Inconfidentes acompanharam, no estádio Ronaldão, a tensa decisão, que terminou empatada em 1 a 1 no tempo regular de jogo. Levada para a prorrogação e depois para os pênaltis, a partida ficou em 4 a 2, deixando o ouro no peito dos atletas da delegação anfitriã. A prata ficou para a equipe do Instituto Federal do Espírito Santo. A classificação completa e quadro de medalhas estão disponíveis nos boletins técnicos (clique aqui).

Goleiro reserva do time, Leonardo Ferraz foi colocado em campo no segundo tempo de jogo, após o titular, Lorran Francisco, sentir uma indisposição. Como missão dada é missão cumprida, Leonardo defendeu com garra o IFSULDEMINAS, pegando um dos pênaltis do adversário. “Fiquei com medo porque entrei no meio do jogo, mas deu tudo certo e fomos campeões”, comemorou. Integrante da comissão técnica, Luan Paiva foi o incentivador dos meninos nos jogos. “Foi muito difícil pelo nível da competição, mas nossa equipe tem um espírito forte, de família, e isso falou mais alto no final. É uma vitória que entra pra história do campus como a primeira a nível nacional”, declarou.

foto2

Coordenador da modalidade, o professor Jocelyn Gomes Moisés não poupou elogios ao evento. “Foi fantástico, a organização está de parabéns. Não temos o que reclamar da hospedagem, alimentação. A equipe de apoio, de imprensa, de comunicação colaborou bastante e a visibilidade do evento foi muito boa, com muitos cartazes pela cidade. Em relação ao estádio do futebol, foi o melhor espaço para o JIF que já presenciei”, avaliou.

A professora do IFSULDEMINAS e integrante da equipe técnica, Keila Miotto, que estava presente no estádio, contou que os alunos de Inconfidentes começaram a preparação quando foram disputar a fase local, disputada no mês de abril. Após a classificação para a Etapa Nacional, foi aprovado um projeto junto à Pró-reitoria de Extensão, chamado “Esporte na escola”, por meio do qual o campus contratou o treinador Benilson Barreiro. A partir daí, os treinos passaram a ser regulares, duas vezes por semana. Segundo Keila, o bom desempenho no JIF também rendeu a alguns alunos convite para testes no time profissional Caldense, de Poços de Caldas.

Com a vitória, o IFSULDEMINAS conquistou pela primeira vez o título de melhor time de futebol da Rede Federal.

Confira mais fotos no Flickr!

Texto e fotos: Ascom IFSULDEMINAS
09/10/2017