Página inicial > Últimas notícias > Concurso - Ideias Inovadoras

Concurso - Ideias Inovadoras

MEC prorroga inscrições do concurso Ideias Inovadoras

Estudantes e professores do ensino técnico de nível médio podem participar

As inscrições para o concurso Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho foram prorrogadas até o dia 30 de abril. O certame é organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Confira o novo cronograma:

Divulgação do concurso A partir de 23/10/2017
Término das inscrições 30/04/2018
Divulgação provisória dos resultados 30/05/2018
Período de recursos 01 a 08/06/20
Resultado oficial 18/06//2018
Premiação - REDITEC - RJ 10/09/2018

Serão premiados três artigos (inscritos por professores) e três produtos (elaborados por alunos) com placas honoríficas e diplomas de reconhecimento. A competição tem o objetivo de fortalecer a integração de estudantes e professores de instituições de ensino profissional dos países membros da CPLP.

Atualizado em 15/02/2018

___________________________________________________________________________________

Criatividade é o foco de novo concurso aberto pelo MEC

- Edital 02/2017

Estão abertas as inscrições para o concurso Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho, que tem como foco o estímulo à criatividade, à geração de ideias e à inovação na educação profissional. Estudantes e professores do ensino técnico de nível médio dos países falantes da língua portuguesa poderão se inscrever até 22 de dezembro. A competição tem o objetivo de fortalecer a integração de estudantes e professores de instituições de ensino profissional dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É a forma pela qual os participantes poderão dar visibilidade ao seu trabalho.

O concurso prevê, por parte dos estudantes, a elaboração de um produto original no formato de protótipo, software, jogos e outros similares, que atendam aos critérios de classificação e pontuação descritos no edital. E, por parte dos professores, um artigo original sobre ensino profissionalizante. Os subtemas são:

- Subtemas para estudantes:

- Tecnologias agrícolas;

- Tecnologias industriais;

- Tecnologias em serviços.

- Subtemas para professores:

- Análise do ensino profissional no país ou em países da CPLP;

- Relação entre o ensino médio/secundário e o ensino
técnico/profissionalizante;

- O profissional técnico e o mundo do trabalho.

Os arquivos com a inscrição e com o trabalho deverão ser enviados para os seguintes endereços de e-mail: estudantes: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; professores: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serão premiados seis trabalhos – três artigos e três produtos, um por tema – com placas honoríficas e diplomas de reconhecimento. O concurso é organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da CPLP.

Divulgação do concurso A partir de 23/10/2017
Término das inscrições 22/12/2017