Reditec 2017

Abertura da Reunião de Dirigentes, realizada em João Pessoa, enaltece papel da Rede Federal para o país

foto1A solenidade de abertura da 41ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017), realizada na terça-feira, 21 de novembro, foi marcada por momentos de emoção, descontração e, principalmente, o compromisso mútuo de fortalecimento das políticas de inclusão educacional brasileira.

O reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes, deu as boas-vindas a todos os participantes no Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Os participantes foram brindados com o som da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. O professor Nicácio Lopes destacou que o tema central da Reditec 2017, “Acesso, Permanência e Êxito”, atende a uma necessidade da Rede. “É um tema angustiante, que tem impactado as nossas políticas públicas. Temos a perspectiva de ajudar o nosso país, formando estudantes com uma capacidade analítica e problematizadora diante do mundo, além de possibilitá-los a alcançar a empregabilidade com êxito”, frisou Nicácio.

Nesse ano, a instituição sede propôs ao Conselho dos Dirigentes da Rede (Conif) que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem: “O IFPB propôs uma mudança paradigmática ao Conif, com eventos paralelos estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o país”.

Na sua recepção, Nicácio fez uma homenagem a todos os Estados brasileiros e o DF, com uma prosa poética que ressaltava os talentos da localidade e as peculiaridades de cada povo. A apresentação interativa conquistou a plateia. Em seguida, foi executado o Hino Nacional com as sanfonas do Balaio Nordeste, já com as presenças das autoridades. Representando o Governo da Paraíba, estava o secretário de Educação, Aléssio Trindade; o presidente do Conif, Roberto Brandão, que é reitor do IFMA; e o presidente da comissão geral organizadora da Reditec 2017, Sílvio Romero Farias.

O secretário Aléssio destacou que a gestão paraibana está tentando seguir os passos positivos da educação profissional tanto nas novas escolas técnicas estaduais quanto na oferta do ensino integral. Aléssio Trindade, que é professor do IFPB e já foi gestor da Setec/MEC, disse que vai acompanhar parte da programação dos eventos. Ao tomar a palavra no palco, o presidente do Conif, Roberto Brandão, disse que “não queria apenas saudar o reitor Nicácio, mas parabenizá-lo pela forma como a Paraíba abre suas portas, nos mostra seu processo educacional”. Brandão também elogiou a disposição da gestão estadual paraibana em fazer um ensino inclusivo. “Fazer um evento dessa magnitude não é fácil. É preciso ter senso de equilíbrio para estarmos aqui. Quero saudar todos os que trabalharam para que isso acontecesse e para que possamos ofertar isso à Rede”, comentou Brandão.

O presidente do Conif também ressaltou as conquistas que a Rede têm alcançado como a crescente internacionalização com a formação de parcerias com a Unevoc, que é o braço da Unesco para a educação tecnológica. Roberto Brandão também frisou o papel do Conif no fortalecimento da Rede ao promover o engajamento na luta por mais recursos financeiros junto às Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.

O IFSULDEMINAS participa da Reditec, auxiliando a comissão organizadora. As servidoras da Assessoria de Comunicação da Reitoria, Talita Carvalho Valadares e Érika Pereira Vilela, foram convidadas pelo IFPB para integrarem as equipes de cerimonial e cobertura jornalística, respectivamente. Já os debates e palestras estão sendo acompanhados pelo reitor Marcelo Bregagnoli; os pró-reitores Cleber Ávila Barbosa (Extensão), Honório Morais Neto (Administração), José Luiz de Andrade Rezende Pereira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e Flávio Calheiros (Desenvolvimento Institucional); os diretores-gerais dos campi Carlos Henrique Reinato (Machado), Miguel del Pino (Inconfidentes), João Paulo Gomes (Passos), Marcelo Bottazzini (Pouso Alegre), Thiago Caproni (Poços de Caldas), Francisco de Paula (Três Corações) e João Olympio (Carmo de Minas); e os professores Giovane Silva e Jane Piton, que participam de um evento paralelo sobre Educação a Distância.

Texto: Ana Carolina Abiahy (IFPB)
Fotos: Antonio Evaldo Soares (IFRR) e Luiz Araújo