Página inicial > Últimas notícias > Entrega à comunidade

Entrega à comunidade

Autoridades e comunidade acadêmica participam da cerimônia de entrega do Campus Avançado Carmo de Minas

placa1Mais uma conquista para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Na última sexta-feira, 1º de julho, o Campus Avançado Carmo de Minas foi oficialmente entregue à comunidade. Uma cerimônia para descerramento da placa de inauguração da unidade marcou o momento solene.

Participaram do ato o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Avançado Carmo de Minas, João Olympio de Araújo Neto; o prefeito de Carmo de Minas, Guy Junqueira Vilela; e a vereadora Dalva Maria Carneiro Baracat, representando a Câmara Municipal.

Também prestigiaram a solenidade o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luiz Rezende Pereira; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Mauro Costa Monteiro; o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula; o vice-prefeito de Carmo de Minas, Gabriel Bié, além da comunidade acadêmica da Reitoria e campus.

“Estamos diante do início de um sonho para muitos carmenses”, disse o prefeito. Em seu pronunciamento, Guy lembrou a perda da faculdade do município e falou sobre a importância do Instituto Federal do Sul de Minas que trouxe novas expectativas aos cidadãos. “Voltamos a ver nossos sonhos se realizarem, vamos avançar no tempo e projetar o que será Carmo de Minas nos próximos anos: seremos uma cidade com cursos profissionais diversos, nosso comércio crescerá, a indústria poderá ter seu lugar e como consequência toda a cidade se desenvolverá”.

placa2

O diretor do campus, João Olympio de Araújo Neto, agradeceu aos presentes e fez questão de mencionar a atuação do antigo reitor, professor Sérgio Pedini, lembrando que o projeto inicial era de que o campus fosse implantado na cidade de São Lourenço, mas não por acaso a escolha definitiva foi Carmo de Minas. “O campus não dará certo, já deu! Hoje temos cerca de 200 alunos e nosso objetivo é aumentar esse número em 50% nos próximos anos. Isso graças à equipe exemplar que temos. Gostaria que a garra desses 13 professores e oito técnicos administrativos estivessem em outras unidades públicas”. Ele ainda lembrou que o campus já é reconhecido não somente em Carmo de Minas mas em toda a região.

“É interessante como a educação se parece com uma planta, as raízes normalmente são amargas mas os frutos são saborosos e doces”. Com essa observação, o reitor Marcelo Bregagnoli abriu seu discurso falando sobre as dificuldades iniciais do campus. Ele relembrou todo o processo e desafios assumidos pela gestão. "Muitos acham que queremos nos tornar uma universidade, mas esse não é o nosso caminho. Nós somos um instituto federal e creio que são os institutos que farão diferença nesse país. Fazemos parte da proposta de interiorização e verticalização do ensino, com a oferta de ensino médio integrado, técnico subsequente, graduação e pós-graduação. Nós temos como compromisso promover a diferença em Carmo de Minas e região e tenho certeza que já estamos fazendo isso". Ao finalizar sua fala, ressaltou a importância das parcerias e do trabalho em equipe para o sucesso da instituição.

A nova sede do Campus Avançado Carmo de Minas

alunosDesde o início deste ano, o Campus Avançado Carmo de Minas funciona em sede própria. O imóvel localizado ao final da Alameda Murilo Eugênio Rubião, no bairro Chacrinha, possui uma área de 10,5 hectares. A infraestrutura da nova sede conta com três blocos independentes, sete salas de aula, sala de professores, biblioteca e salas administrativas. Também estão em andamento a segunda etapa das obras com ampliação do número de salas e um laboratório de 480 metros quadrados para o curso Técnico em Alimentos. A pavimentação da entrada do campus já foi concluída, com a parceria da Prefeitura.

Antes, as atividades do campus eram realizadas no Departamento de Educação graças ao apoio da administração municipal. De acordo com o professor Francisco Vitor de Paula, diretor-geral do Campus Avançado Três Corações e ex-diretor do Campus Avançado Carmo de Minas, a parceria com a Prefeitura foi importante para a instalação do campus. “Além de ceder o espaço para funcionamento, a prefeitura contribuiu com o início da reforma e ampliação da nova sede, fatores determinantes para a aprovação da portaria de funcionamento do campus”.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 04/07/2016