Dia Escolar

Servidores dos campi e Reitoria debatem a permanência e êxito escolar dos estudantes na instituição

DSC 0894Professores e técnicos administrativos dos campi e da Reitoria se reuniram na última sexta-feira, 19 de maio, para o 1º Dia Escolar do IFSULDEMINAS, que teve como tema a Permanência e Êxito dos Estudantes. O encontro aconteceu no Campus Pouso Alegre e foi transmitido ao vivo, simultaneamente, para os outros sete campi da instituição.

Compuseram a mesa solene do evento o reitor, professor Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Marcelo Carvalho Bottazzini; os pró-reitores Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino), Cleber Ávila Barbosa (Extensão), José Luiz Andrade Pereira (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão) e Honório de Morais Neto (Adminsitração); e a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Márcia Rodrigues Machado.

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, o evento teve como objetivo a discussão de questões do cotidiano escolar que envolvem as práticas de ensino, pesquisa e extensão visando a proposição de ações que promovam a permanência e o êxito dos estudantes. “É um momento de se discutir as ações pedagógicas, pois elas podem ter um grande significado na vida de um aluno”, disse o pró-reitor de Ensino.

“Discutir essa temática em meio ao que vem acontecendo no Brasil nos dá um alento. Nós, enquanto atores ativos da educação, temos que levar esperança para quem está do outro lado, esses alunos que tanto necessitam. Temos que ser muito mais proativos nesse momento, fazer uma análise do quanto as nossas ações favorecem a permanência dos alunos nos campi. É uma reflexão de como podemos alterar o nosso cotidiano e nossas atividades para que sejamos para os alunos o que eles esperam de nós, um exemplo”, afirmou o reitor Marcelo Bregagnoli.

Palestra

A programação contou com palestra, debate, discussão e análise de propostas de ações por níveis e formas de oferta de ensino. Na palestra “A Prática dos Profissionais de Educação como Estratégia para a Promoção de Permanência e Êxito dos Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica”, o professor Rogério Teles (IFMA) falou da importância de cada profissional de educação para manter os alunos nos campi, evitando a evasão. O palestrante citou os programas desenvolvidos nos institutos como o PIBID, projetos de extensão e, até mesmo, a merenda escolar, como iniciativas que motivam os discentes a permanecerem na escola. “Nossos alunos aprendem além das salas de aulas e isso é importante porque aqueles que participam de projetos de extensão ou similares dificilmente evadem da escola”. Ele ressaltou a importância do método educacional dos Institutos Federais que hoje estão presentes em cerca de 10% dos municípios brasileiros.

dia escolar 21

Segundo o palestrante, o maior índice de evasão escolar ocorre nos primeiros seis meses de aula. Para ele, até 20% de evasão pode ser considerado um número aceitável mas, acima disso, começa a ser preocupante. Alguns casos são oriundos de fatores externos. Porém, essa é uma realidade a qual os educadores precisam se antecipar, começando com a elaboração do Plano Pedagógico do Curso. “Nós professores não temos que adequar o PPC à nossa realidade, mas à realidade do aluno, pois ele precisa se sentir parte da escola e, que tudo o que fazemos, é para que ele saia da escola como cidadão e um grande profissional,” completou Rogério.

Debate

Após a palestra foi realizado um debate com a participação de todos os campi. No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de refletir e discutir sobre o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSULDEMINAS (PEPE). Os grupos realizaram: análise dos índices de evasão e retenção dos estudantes dos Ciclos de matrículas 2015/2016 (dados serão extraídos pelo Coordenador de Sistemas /PROEN e encaminhados aos campi); análise das propostas de estratégias de ações do PEPE – Resolução CONSUP 026/16 e a elaboração de nova proposta de estratégias de ações.

O professor do Campus Inconfidentes, Alessandro de Castro Borges, participou do encontro e avaliou o Dia Escolar como uma boa oportunidade para todos conhecerem mais sobre o assunto apresentado. "O assunto é de grande relevância a toda instituição de ensino, para discutirmos a respeito com nossos servidores, que se inteiram, analisam e propõem ações para a melhoria das condições de nossos alunos e, consequentemente, a melhoria de nossa escola”.

Resultados dos trabalhos

As atividades desenvolvidas no 1º Dia Escolar atendem a Resolução CONSUP 026/2016, que trata do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos alunos do IFSULDEMINAS. Os documentos elaborados no evento serão enviados pelos DDE/DEPE à Pró-Reitoria de Ensino. O plano ajustará projetos e ações institucionais existentes na instituição, contemplando as ações propostas pelos campi para esta nova fase, consolidando, assim, políticas administrativas e pedagógicas que visam ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes no processo educativo. Pretende-se reafirmar o compromisso com os educandos por meio de estratégias e metas firmadas de forma democrática no âmbito de cada curso da instituição, fortalecendo a execução da missão institucional e contribuindo para o atendimento dos estudantes, com foco na sua permanência e êxito acadêmico.

Assista o vídeo do Dia Escolar: (Link da tranmissão)

Texto: Ascom/ Campus Pouso Alegre
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS