Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Conservador da Mantiqueira

Conservador da Mantiqueira

Reunião define próximas ações de projeto que prevê recuperações de áreas ambientais degradadas

IMG 20171110 095251480Dando continuidade às ações do Plano Conservador da Mantiqueira, foi realizada reunião, no último dia 10 de novembro, para discutir os próximos passos do projeto cujo objetivo é recuperar áreas ambientais degradadas, de modo a preservar nascentes e outras fontes de água. A participação do Instituto Federal do Sul de Minas, articulada pelo diretor de Desenvolvimento Institucional, professor Paulo Roberto Ceccon, se dará com a oferta de cursos de capacitação, além de uma especialização na área de “Serviços Ambientais”.

O encontro, realizado no auditório da Reitoria, em Pouso Alegre, contou com a presença de representantes dos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, da ONG TNC, das pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional e Extensão e do coordenador do projeto Paulo Pereira.

De acordo com o professor Fernando da Silva Barbosa, uma das ações definidas é a proposição da especialização, a ser ofertada pelo Campus Inconfidentes, que já tem o curso de graduação em Gestão Ambiental. “A reunião foi extremamente produtiva e importante para definição dos próximos passos do Plano Conservador da Mantiqueira. A oportunidade de inserir nossa instituição dentro de um contexto de incentivo à preservação e recuperação de áreas degradadas é formidável!”, declarou.

“Acredito que a formação de cidadãos com perfil voltado à identificação da problemática e, sobretudo, capazes de propor soluções agradáveis à mitigação ambiental trará ainda mais reconhecimento ao IFSULDEMINAS. Não tenho dúvida que seremos propagadores desta iniciativa oportuna que repercutirá positivamente em nossa sociedade”, avaliou o professor Arionaldo de Sá Júnior, que esteve presente no encontro.

IMG 20171110 112537503

“A criação de um curso específico em restauração florestal e de serviços ambientais vem ao encontro das necessidades que existem não apenas na região da Serra da Mantiqueira, mas também para atender as necessidades do Brasil. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, o Instituto de Conservação Ambiental TNC do Brasil, no âmbito do Projeto Conservador da Mantiqueira, se unem para criar esse curso que deve ser o pioneiro nesse excelente trabalho, onde os formandos serão aptos a executarem restauração florestal no chão, contribuindo para a manutenção de serviços ambientais como água, biodiversidade, conservação do solo e mitigação às mudanças climáticas”, afirmou Rubens Benini, gerente nacional de Estratégia de Restauração Florestal da ONG TNC.

No início do ano que vem, entre fevereiro e março, está prevista a realização de uma capacitação para os professores e também a criação de cursos de Formação Inicial e Continuada.

Texto: Ascom Reitoria
22/11/2017

IFSULDEMINAS reúne ONG's e prefeituras para viabilizar Plano Conservador da Mantiqueira