Locais de prova

Confira os locais de prova do Vestibular 2018/1º semestre

Imagem em jpg com ilustração sobre os locais de prova Neste domingo, 03 de dezembro, mais de 10 mil candidatos realizarão as provas do Vestibular 2018/1 para ingresso no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Em algumas cidades, os exames ocorrerão em mais de um local, por isso os candidatos devem verificar seu local de prova no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), disponível na página do Vestibular.

Atenção ao horário

As provas terão início às 08h45 com término às 12h45 e não haverá segunda chamada para o exame. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos, portando o CDI e o documento de identificação original dom foto. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, sendo proíbida entrada após o fechamento, ficando os candidatos automaticamente eliminados do processo seletivo.

Confira o que pode e o que não pode no dia da prova

Será permitido somente o uso caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, lapiseira e borracha. Os candidatos não poderão fazer o uso de bonés, tiaras e chapéus, óculos escuros, calculadora, relógio, telefone celular, pager, beep ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados. Ao término da prova, o candidato deverá devolver aos fiscais de prova o formulário de resposta e o formulário de redação, devidamente preenchidos e assinados. Já o caderno de provas poderá ser levado pelo candidato.

Posso imprimir o comprovante de inscrição (CDI) até quando? Tenho que levá-lo no dia da prova?

É aconselhável que seja feita a impressão do comprovante até o dia 01 de dezembro. Também é de suma importância que o candidato imprima o CDI para conferir o local de prova e evitar eventuais dúvidas no dia da prova. No entanto, se ele levar apenas o documento de identificação com foto e comparecer no local indicado no CDI poderá fazer a prova normalmente.

Como é feita a correção das provas e classificação dos candidatos no Vestibular?

Os gabaritos são conferidos por um sistema que faz a leitura e classificação das notas. Já a redação é corrigida por professores de língua portuguesa. A soma das duas notas é considerada para a classificação final dos candidatos.

Existe média de corte?

O candidato é eliminado apenas se tirar zero na redação. A última nota de classificação dentro do limite de vagas ofertadas varia a cada ano e a cada curso, portanto não tem como prever uma média de corte para os cursos.

Como funcionam as matrículas no IFSULDEMINAS:1ª chamada, 2ª chamada e chamada oral. Quem pode participar de cada uma delas?

As chamadas são destinadas às matrículas dos candidatos aprovados no vestibular. Na primeira chamada, os candidatos que obtiveram a melhor classificação são convocados para realizar a matrícula, dentro do número de vagas de cada curso. Na segunda chamada, são convocados os próximos candidatos melhores classificados das listas, conforme desistências de matrícula da primeira chamada. Na chamada oral, são convocados todos os candidatos que ainda não se matricularam para participarem de uma reunião presencial, quando serão realizadas as matrículas para as vagas restantes de cada curso, de forma que todas elas sejam preenchidas. Durante a chamada oral também é respeitada a ordem de classificação dos candidatos.

Quanto custa estudar no IFSULDEMINAS?

Não. A única taxa a ser paga é a da inscrição no Vestibular que tem como objetivo custear as despesas de realização do processo seletivo. Após ingresso no IFSULDEMINAS, o estudante não paga mensalidade pois o ensino é público e gratuito.

Informações sobre alojamento e auxílio estudantil podem ser obtidas nos manuais do candidato:

Escolha: (Cursos Técnicos) (Cursos Superiores)

Gabaritos das provas

Os gabaritos das provas serão publicados no endereço eletrônico vestibular.ifsuldeminas.edu.br, em até 24 horas após o término das provas. Serão divulgadas somente as notas por disciplinas, sem a somatória, sendo os candidatos listados por ordem alfabética. Essa listagem será divulgada a partir do dia 04 de janeiro e após análise os eventuais recursos, o resultado oficial será publicado a partir do dia 11 de janeiro.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
28/11/2017