Redação Científica

Curso sobre Redação Científica recebe cerca de 200 participantes

Certificados já estão disponíveis

Imprima o certificado!

foto1Com a proposta de orientar servidores e alunos sobre técnicas para aprimorar a escrita científica, o Instituto Federal do Sul de Minas recebeu na quarta-feira, 05 de abril, o professor Gilson Luiz Volpato, no Campus Muzambinho.  A iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação contou com cerca de 200 pessoas para participarem do curso "Método Lógico para Redação Científica.

O professor Gilson falou sobre como estruturar um artigo científico de forma adequada e sobre como fazer análises de texto que sejam interessantes para revistas de renome no meio científico, além de forncecer dicas para garantir uma escrita científica de qualidade. No período da tarde, ele expôs um passo a passo para orientar os participantes a escreverem um artigo e estruturá-lo com as informações necessárias a uma boa explicação sobre o tema abordado.

Para a servidora do Campus Muzambinho, Cristina Lúcia Janini Lopes,  “o curso de redação científica do professor Gilson Volpato nos dá um direcionamento das práticas de pesquisa, usando um método lógico. Ele nos mostra que, através de uma maneira simples de organização do pensamento, podemos escrever um bom discurso, baseado na ciência. E, assim, contribuir de maneira mais eficiente para a sociedade com nossas pesquisas”.

De acordo com o professor, o Brasil possui mais de 7 mil revistas científicas, porém esse quantitativo não implica em publicações de qualidade. Gilson Volpato também citou a importância da criação de textos que tragam informações novas. Ele ressaltou que são considerados bons cientistas aqueles que são capazes de produzir conteúdos que tragam algo novo para sua área de especialidade.

Na oportunidade, o professor também lançou seu livro "Ciência além da Visibilidade". A publicação traz aos leitores algumas explicações sobre o meio científico e sobre o perfil do verdadeiro cientista.

Os participantes foram recebidos pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Dulcimara Carvalho Nannetti; pelo diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; pelo diretor-geral do Campus Passos, João Paulo de Toledo Gomes; pela coordenadora de pesquisa do Campus Muzambinho, Ariana Vieira Silva.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho adaptado pela Ascom/Reitoria

Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho