Obap em Barbacena

Apresentações artísticas e mostra de turismo rural marcam abertura da 7ª Obap

Confira a galeria de fotos no Flickr!

No palco do auditório,três estudantes apresentam espetáculo de dança regionalA cultura do campo no Brasil, com suas variações de norte a sul do país, foi apresentada durante a cerimônia de abertura da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Os jovens, que neste sábado, 2 de setembro, realizam provas teóricas e práticas, subiram ao palco para mostrar, aos demais competidores, danças, músicas e poesias típicas de sua região. Ao todo, 59 equipes de 20 estados participam da etapa presencial da Obap, que está sendo realizada na cidade de Barbacena (MG).

A solenidade de abertura, que aconteceu na noite de sexta-feira, 1º de setembro, contou com a presença dos competidores e seus orientadores. O diretor-geral do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, Marcelo José Milagres de Almeida, recepcionou os representantes das instituições de ensino técnico participantes da competição. “Espero que estejam tão emocionados quanto eu. Sou técnico agrícola e ver um evento desta envergadura ser realizado aqui me deixa muito feliz. Sintam-se em casa, tenham um bom evento e boa sorte nas provas”, declarou, lembrando que o Campus Barbacena foi a primeira escola agrícola fundada no Brasil em 1910.

AIMG 4812 comissão organizadora propôs, neste ano, que os competidores produzissem vídeos sobre turismo rural em suas regiões de origem. Três deles foram veiculados durante a solenidade: Ifam – Campus Eirunepé, ETEC-Jundiaí (SP) e Ifal – Campus Santana de Ipanema. Em seguida, os jovens fizeram suas apresentações culturais. O palco foi tomado por trajes típicos e até berrante.

- IFNMG: canto emblemático regional Jequitivale;

- Escola Monsenhor Odorico Andrade: prosa nordestina;

- IF Baiano: apresentação musical – Pagode em Brasília;

- UFV: histórico;

- IFSULDEMINAS: poema Flor do Maracujá;

- Ifal: poema sobre Obap;

- IFMS: vídeo sobre a cidade de Aquidauana.

Foto no palco com autoridades que comporam a tribuna de honraA solenidade contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), José Luiz de Andrade Rezende Pereira; da diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Dulcimara Carvalho; do diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, Miguel Angel Isaac Toledo Del Pino; do diretor de Ensino do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, Alex Oliveira Botelho; do professor do Campus Barbacena, Marcos Caldeira e do pesquisador da Embrapa, Alfredo José Barreto Luiz.

A competição

IMG 4838Promovida pelo IFSULDEMINAS e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é realizada desde 2011. A competição consiste em duas fases: a primeira virtual e a segunda presencial. A primeira etapa aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto, quando os competidores tinham que responder, em uma hora, 40 questões de múltipla escolha. Já na segunda fase participam as equipes classificadas na etapa virtual.

Todos os grupos participantes receberão certificados. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus. Os alunos medalhistas de ouro das equipes da modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante serão convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), que acontecerá na Tailândia, em 2018.

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os mesmos.

Texto: Lidiane Souza da Assessoria de Comunicação do IF Sudeste - MG

Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria