ProfEPT

IFSULDEMINAS é credenciado como polo de oferta do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Imagem com a divulgação da marca do programa.O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) anunciou, nesta quarta-feira, 20 de setembro, os 18 novos polos para oferta do programa na modalidade semipresencial. Das instituições contempladas pelo edital de seleção, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) passa a ser uma das associadas do programa em rede.

A proposta foi elaborada em uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e o Campus Poços de Caldas, com a participação da Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da professora Lorena Temponi Boechat Reis, responsável pela coordenação do curso. O ProfEPT é ofertado por uma rede de instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica sob a coordenação geral do Instituto Federal do Espírito Santo, apoiado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Com o credenciamento para oferta do curso, O IFSULDEMINAS inaugura a segunda pós-graduação Stricto sensu em nível de mestrado. Até 30% das aulas do ProfEPT poderão ser realizadas na modalidade a distância, mas a carga horária presencial ocorrerá no Campus Poços de Caldas.

Seleção para o programa

A admissão dos alunos ao ProfEPT ocorrerá por meio de um Exame Nacional de Acesso, realizado uma vez ao ano, simultaneamente nas instituições associadas. Para a seleção, são consideradas separadamente as ofertas de vagas para cada uma das instituições. O edital para seleção dos candidatos já está em andamento e o curso terá início já em 2018.

Sobre o curso

Atualmente, o mestrado conta com a participação de 18 institutos federais e, visando a expansão do programa, mais 18 instituições foram credenciadas neste último edital.
Autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso semipresencial tem como objetivo proporcionar formação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) visando tanto a produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

A proposta prevê uma área de concentração que compreende os processos educativos, formais e não formais relacionados ao mundo do trabalho e à produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, com vistas a integração dos campos do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia. Compreende ainda a gestão em suas dimensões de organização e implementação com um enfoque de atuação que objetiva promover a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir essa formação. Assim, serão contempladas duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT, com disciplinas planejadas de maneira a articular os conhecimentos e as práticas interdisciplinares.

Para mais informações sobre o programa clique aqui!

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da servidora Heliese Fabrícia

Data: 22/09/2017