Página inicial > Últimas notícias > Caderno de Cafeicultura

Caderno de Cafeicultura

Programa de capacitação lança caderno sobre cafeicultura com o apoio do IFSULDEMINAS

Caderno de CafeiculturaNa última quinta feira, 12 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília lançou o Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos Institutos Federais. O conteúdo da publicação foi orientado em capacitação ministrada por docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Primeiro volume de uma coletânea de cinco, o caderno oferece aos professores um elemento de orientação pedagógica e apresenta informações sobre o curso, sugestões e metodologias para o planejamento e execução de aulas práticas. Organizada em 16 capítulos, aborda desde os aspectos gerais da cultura do café até a pós-colheita do fruto, sempre com foco na preparação de atividades práticas para a aprendizagem.

A obra conta com a colaboração de docentes de vários institutos federais e resulta das atividades do Programa de Capacitação em Aulas, iniciativa que permitiu o aperfeiçoamento de 98 professores de 25 instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para atuação nos cursos de cafeicultura, instalações elétricas, instrumentação industrial, materiais de construção e tornearia.

Devido à expertise do IFSULDEMINAS na área de Cafeicultura, esse tema foi conduzido pelos professores do Campus Machado Leandro Carlos Paiva e Ivan Franco Caixeta, que elaboraram o plano de ensino das aulas e ministraram a capacitação aos demais docentes dos institutos federais integrantes do projeto. Os capítulos foram produzidos pelos docentes com base nessa capacitação. Além do curso ministrado, os dois professores do Campus Machado e a professora do Campus Inconfidentes Sindynara Ferreira assumiram a autoria de nove dos 16 capítulos da publicação. O professor Leandro explicou que "a ideia do projeto é produzir um padrão que oriente as aulas práticas dos institutos federais".

As atividades do programa foram financiadas com recursos do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor).

Programa de Capacitação em Aulas Práticas

O Programa de Capacitação em Aulas Práticas, iniciativa destinada à formação continuada de professores, proporciona o intercâmbio de experiências em práticas de ensino e de práticas em laboratório. Dessa forma, contribui para a atualização profissional, didática e tecnológica e induz a novas possibilidades do trabalho pedagógico. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Acesse o Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos Institutos Federais

Texto: IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da Assessoria de Comunicação da Setec/MEC
Data: 16/05/2016