Página inicial > Últimas notícias > Convênio: Estado

Convênio: Estado

IFSUDEMINAS firma parceria com Superintendências Regionais de Ensino para oferta de cursos para a Rede Estadual

reuniao1Para tratar sobre questões técnicas de uma parceria pioneira entre todas as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) das regiões Sul e Sudoeste do estado, representantes dessas instituições e do Instituto Federal do Sul de Minas reuniram-se na última quarta-feira, 22 de junho, na Reitoria. A oferta de cursos semipresenciais e a distância na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) para servidores e alunos da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais foi discutida durante o encontro. Outro assunto importante foi a deliberação sobre as datas de início dos cursos e a criação de um plano de ação com as atribuições de cada um dos parceiros.

No encontro, os representantes das SREs foram recepcionados pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado de Carvalho; pelo pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa e pelo diretor de Educação a Distância, Giovane José da Silva, além de outros servidores das áreas de Ensino e Extensão que participaram da discussão.

A parceria viabilizará a oferta de oito mil vagas para o curso de Inglês do programa Idioma Sem Fronteiras, além da capacitação de gestores que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a ser ofertado em escolas que compõem as oito Superintendências de Educação do Sul de Minas Gerais localizadas nos municípios de Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Caxambu e Campo Belo.

reuniao2

Para selar o acordo firmado com o Estado, durante a cerimônia de abertura do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, em Poços de Caldas, o reitor do IFSULDEMINAS e o representante da Secretaria de Estado da Educação, Hércules Macedo, fizeram a assinatura simbólica de convênio entre o Instituto Federal e a Secretaria de Estado da Educação. O instrumento estabelece um termo de cooperação técnica e pedagógica para a realização dos cursos.

Idiomas sem Fronteiras

Programa que oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Inglesa, na modalidade EAD. O programa é divido em três módulos de 200 horas, totalizando 600 horas a serem cumpridas no período de um ano e meio. Os cursos são voltados especialmente para alunos do Ensino Médio que desejem concorrer em processos seletivos para intercâmbio.

O projeto, criado no âmbito do Ministério da Educação, tem sido financiado com recursos da Rede e-Tec Brasil e por isso atendia a servidores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com a inciativa, os cursos estarão acessíveis também aos alunos da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Nesta primeira etapa do projeto, escolas de 8 SREs de abrangência do IFSULDEMINAS (Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha) receberão a oferta dos cursos, totalizando 8.400 vagas que deverão ser preenchidas por alunos do segundo ano do Ensino Médio. Entretanto, a parceria estabelecida pretende estender a oferta para todo o território estadual, chegando a um total de 50 mil vagas.

As Superintendências Regionais de Ensino realizarão o processo de seleção dos alunos, bem como dos professores facilitadores, que serão membros dos corpos docentes das escolas estaduais que receberão as turmas. Já o IFSULDEMINAS produzirá o conteúdo e manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como a capacitação dos professores facilitadores por meio de cursos on-line, videoconferências e encontros presenciais.

O processo seletivo será realizado entre os dias 1 e 15 de julho e os cursos terão início na segunda semana de agosto.

Gestão do PNAE

O curso de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) será voltado para os gestores da rede estadual de educação do Sul de Minas. São ofertadas 300 vagas que serão preenchidas conforme seleção realizada pelas oito SREs. O curso terá duração de dois meses, na modalidade de Ensino a distância (EaD), com dois encontros presenciais a serem agendados. As aulas começarão entre os meses de julho e agosto.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar de qualidade e de ações de educação alimentar e nutricional.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
28/06/2016