Prevenção às drogas

IFSULDEMINAS dá início as ações da campanha de prevenção às drogas #De bem com a vida

Arte05Dando continuidade ao plano de ação com propostas de trabalho para a promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) inicia a campanha #De bem com a vida. A proposta conta com a integração de diversas atividades em todo o instituto como realização de oficinas e envolvimento dos pais de alunos na conscientização. Os campi trabalharão, por meio das oficinas, temas como: os efeitos das drogas no organismo; os efeitos estéticos nos usuários de drogas; bulling; depressão; anorexia; bulimia; vigorexia; entre outros.

O plano é coordenado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida. “O objetivo é trabalhar na prevenção ao uso de drogas e na promoção da saúde dos nossos alunos”, explicou a diretora de gestão de pessoas do IFSULDEMINAS, Beatriz Glória Campos Lago.

Concurso de Monografias

Uma das ações desenvolvidas pela Reitoria é o Concurso de Monografias, por meio do edital : "Incentivo à pesquisa no combate às drogas e a valorização da vida", lançado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

A ideia tem por objetivo estimular o interesse dos estudantes dos cursos técnicos e superiores dos campi sobre o combate às drogas lícitas e ilícitas. Os estudantes deverão pesquisar e buscar referenciais teóricos para discussão e a reflexão sobre o tema, bem como apresentar ações e estratégias para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade. Deverá ser escrita uma monografia abordando o tema “Drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente”, tendo como referência a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), a Política Nacional sobre Álcool (PNA), a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH), a legislação brasileira sobre drogas, além de pesquisas científicas atuais sobre o efeito dessas substâncias no organismo.

As inscrições devem ser efetivadas até o dia 12 de agosto, por meio do envio da monografia para a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI), via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Saiba mais).

Além disso, os servidores da Reitoria receberão no e-mail institucional um teste autoexplicativo, visando a reflexão sobre o uso do álcool. Também será realizada uma panfletagem com cartazes da companha nos locais de maior acesso.

Arte06 1

Atividades

No Campus Passos, já aconteceram diversas mobilizações. Foram desenvolvidos murais informativos e sensibilizadores. Durante um sábado letivo, foi transmitido e debatido o filme “Um requiem para um sonho”, que conta história de quatro personagens em que os vícios os afastam de seus sonhos, fazendo com que vivam entre a esperança e o desespero.

Já a Semana da Enfermagem contou com um dia pra discussão sobre “Políticas de Álcool, Crack e outras drogas nas suas diferentes vertentes”. Na ocasião estiveram presentes a Polícia Militar e representantes da Saúde e Educação. Além disso, será realizada uma panfletagem de conscientização e pensada uma proposta de trabalhar em conjunto com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Em Poços de Caldas, a campanha terá início na segunda-feira, 27 de junho, às 10h, com uma palestra com tema: "Diga não às dependências!", ministrada pela Dra. Anna Luiza Pires Vieira, ela é médica pediatra e atua no ambulatório de adolescência da UNIFESP. O evento será no auditório do campus, e é voltado para todos alunos, pais e servidores. Após a palestra haverá um espaço para perguntas e debate sobre o assunto.

Já o Campus Muzambinho aproveitará a presença dos pais dos estudantes na reunião pedagógica, que acontece entre os dias 22, 23 e 24 de junho, para falar sobre a importância do diálogo e participação dos pais na vida dos filhos. Na ocasião, será distribuído um questionário para reflexão sobre como está a proximidade com os filhos.

Durante o conselho do integrado, que aconteceu no último final de semana, foi pedido apoio dos professores para ações de combate ao tabagismo e drogas. Na reunião, foi solicitado aos discentes do curso de Educação Física ajuda no combate e conscientização sobre anabolizantes, vícios da malhação excessiva e os efeitos nocivos no corpo e mente.

O Campus Inconfidentes realizará uma panfletagem de cartazes nos locais de maior acesso. Ainda será colocada uma caixa para que os alunos deixem suas sugestões, dúvidas e curiosidades sobre o uso e efeito das drogas. A partir das questões suscitadas pelos estudantes, será planejado as técnicas e metodologias de abordagem.

No dia 11 de junho, na reunião com os pais, foi discutida a importância e a função dos pais na adolescência, e apresentado o questionário como dispositivo de reflexão sobre o vínculo familiar. Além disso, será feita enquete sobre o uso abusivo do álcool no site do campus.

Palestra para os pais dos alunos foi realizada pelo professor Joyce Alves de Oliveira, no Campus Avançado Carmo de Minas, nessa última quarta-feira, 22 de junho. E, em Três Corações nas aulas de Biologia, os estudantes dos cursos técnicos integrados iniciaram pesquisa e apresentações de seminários sobre os malefícios das drogas. Já nesta sexta-feira, 24 de junho, às 14h30 será exibido um vídeo produzido pela National Geografic, sobre os efeitos do álcool. Em seguida, uma equipe multidisciplinar conversará com os estudantes para debater e esclarecer as dúvidas sobre o assunto.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
23/06/2016