Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Captação de recursos

IFSULDEMINAS receberá mais de R$ 1 milhão para investir em geração de energia e pesquisa 

Logo IFSolaresO projeto IFSolares do Instituto Federal do Sul de Minas foi selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 20 de junho. A aprovação de R$ 1.064.837,42  para o Campus Poços de Caldas permitirá a implantação de minigeração por meio de placas fotovoltaicas, retrofit das instalações (troca de lâmpadas) e implantação do Programa de Gestão Energética de acordo com a NBR 50001/2011.

O resultado foi anunciado durante a 22ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da ANEEL, que aprovou as avaliações iniciais de 11 propostas de todo país, dentre elas a de autoria do IFSULDEMINAS. O DME de Poços de Caldas atuará como financiador e fiscalizador do projeto, cujos recursos serão geridos com auxílio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado (Fadema). O IFSolares está previsto para ser implantado já no início do próximo semestre.

A proposta envolveu uma equipe de professores do Campus Poços de Caldas, o coordenador do projeto Ezequiel Junio de Lima, Bruno Eduardo Carmelito, Diógenes S. Rodovalho, Douglas Donizeti de C. Braz, Rafael F. C. Neves, Rodrigo L. Ortolan, Thiago Caproni Tavares e Yull Heilordt H. Roa. A iniciativa teve apoio da Reitoria do Instituto, especificamente das Pró-Reitorias de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, responsáveis pelo apoio e financiamento da capacitação em tecnologias fotovoltaicas realizada pelos docentes envolvidos, Ezequiel Junio de Lima e Bruno Eduardo Carmelito. Além disso, o IFSolar,  projeto pioneiro do IFSULDEMINAS para a instalação das usinas fotovoltaicas, potencializou a proposta ao confirmar a vocação do IFSULDEMINAS para as tecnologias renováveis.

Do DME de Poços de Caldas, participarão da execução do projeto o gerente de P&D Anderson Muniz, a coordenadora do Programa de Eficiência Energética (PEE) Cláudia de Souza e os eletricistas de Instalação II, Anderson Elias Couto e Thiago Miglioranzi Volpe.

Sobre o projeto

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, a preocupação com a sustentabilidade e o uso de recursos renováveis têm norteado as ações do Instituto. Recentemente, foi finalizada a instalação de usinas fotovoltaicas para geração de energia em todos as unidades, ação que faz parte do projeto IFSolar. O diretor explicou que a Reitoria tem incentivado os campi na captação de recursos para investimento em energias renováveis. “Durante uma reunião na Reitoria, tomamos conhecimento do edital  publicado pela ANEEL para fomento aos projetos dessa natureza e encaminhamos a todos os campi com o objetivo de estimular a inscrição de propostas. Os professores do Campus Poços de Caldas se interessaram e apoiamos na elaboração do projeto e realização de capacitações na área”, disse.   

O professor Ezequiel Junio de Lima comentou que o o nome “IFSolares” foi sugerido em homenagem ao projeto IFSolar. Ele explicou que a ação no âmbito do Programa de Eficiência Energética também propõe o estudo do impacto da geração distribuída na rede do DMED, que analisará,  por exemplo, os limites e a sustentabilidade da inserção de painéis fotovoltaicos na rede de energia elétrica da cidade de Poços de Caldas.

Considerando as características de funcionamento do Campus Poços de Caldas, constatou-se que os equipamentos destinados à iluminação são os grandes responsáveis pelo consumo de energia. Assim, o IFSolares propõe o retrofit da instalação com a substituição das lâmpadas e refletores convencionais por lâmpadas eficientes de LED para os ambientes internos e externos. O professor Ezequiel explica que, “o retrofit trará uma significativa redução  na conta de energia do Campus.

“A implantação da geração distribuída se dará por meio da instalação de uma nova usina fotovoltaica que se somará à usina já existente. O estudo das consequências trazidas pela conexão de geradores fotovoltaicos possibilita o planejamento correto de operação do sistema de distribuição, evitando assim, a degradação da qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores e operação incorreta das proteções da rede. Dentro desse contexto, o projeto irá realizar a análise dos impactos da Geração Distribuída na rede da distribuidora devido à penetração de sistemas fotovoltaicos”, explicou o professor Bruno Eduardo Carmelito.

Laboratório para cursos e pesquisa

De acordo com os professores do Campus Poços de Caldas, considerando a perspectiva de pesquisa, o IFSolares propõe um estudo  comparativo sobre a eficiência técnica e econômica da microgeração de  energia a partir da tecnologia fotovoltaica e a tecnologia de concentração solar por reflexão, permitindo uma análise sobre a viabilidade de aplicação para cada contexto estudado.

Para desenvolver os estudo, o IFSolares prevê a criação do Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LEFEER), responsável por centralizar as informações e os dados do estudo. A estrutura contará com uma área aproximada de 40 metros quadrados, de uso exclusivo do projeto.

O projeto também promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, servidores, docentes e funcionários das duas instituições participantes (IFSULDEMINAS e DME), com o objetivo de dar continuidade às ações e replicá-las em outras instituições e unidades consumidoras. A estrutura disponibilizada pelo projeto permitirá ao IFSULDEMINAS ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e até mesmo cursos em nível de pós-graduação. 

Foto pocosComo resultado do projeto, a equipe envolvida produzirá um relatório mencionando a redução da conta de energia elétrica do Campus, as conclusões e indicadores do estudo, redução de barreiras técnicas, financeiras, jurídicas, administrativas e tecnológicas para implantação de minigeração em outras instituições públicas. Há também a previsão de publicação de relatórios, livros, artigos científicos em revistas indexadas, guias, manuais e demais publicações que contribuam com a replicabilidade das ações de Eficiência Energética e da Geração Distribuída realizadas no projeto.

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Reitoria com informações dos professores Ezequiel Junio de Lima e Rafael F. C. Neves

Fotos: Professor Ezequiel Júnio de Lima e IFSULDEMINAS

Fim do conteúdo da página