Página inicial > PROEX > Formatura da primeira turma do programa “Mulheres Mil”

Formatura da primeira turma do programa “Mulheres Mil”

WhatsApp Image 2024 01 22 at 11.39.02

O evento aconteceu no dia 19 de janeiro 2024, no campus avançado Três Corações, a formatura da primeira turma do programa “Mulheres Mil” desenvolvido pelo MEC e o IFSULDEMINAS.

Mulheres Mil

O Programa iniciou em agosto de 2023 e tem data prevista para ser finalizado em dezembro de 2024, onde neste período, 21 cursos serão oferecidos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Inicialmente, para essa primeira oferta e dentro da metodologia MAPE (Acesso, Permanência e êxito), três cursos – cuidadora de Idosos, cuidadora Infantil e maquiadora, foram oferecidos e aconteceram no campus avançado Três corações, sob a coordenação local (adjunta) de Maria Aparecida Britoc, com parceria de vários municípios.

Para a Pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, professora Daniela Cardoso, o programa atua dentro da matriz pedagógica a "Educação como direito" e o "direito à Educação".

Assim, dentro desta compreensão, a pró-reitora de Extensão completa dizendo que a ação permite que “mulheres, moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo”.

Já para a coordenadora-geral do programa Mulheres Mil, professora Isabel do Valle Teixeira – campus Poços de Caldas, o maior desafio foi colocar tudo que aprendemos na capacitação da Metodologia Mulheres Mil, ocorrido em Brasília na última semana do mês de julho de 2023, em prática.

“Quando conhecemos o programa, nos apaixonamos pela ideia, porém, ao tentá-lo trazer para a realidade, parece muito utópico seguir toda a teoria. Mas quando se consegue uma equipe incrível de parceiros e quando se dá força para mulheres que já passaram por tantas coisas e que são guerreiras e gigantes ao terem superados tantos desafios, o que parecia impossível, se concretiza”. Disse a coordenadora-geral

Números

Para os três cursos ofertados 75 mulheres (média etária de 17 a 65 anos) se inscreveram sendo, 25 vagas para cada. Se formaram 70 pessoas, ou seja, baixa evasão.

Foram mais de 17 pessoas envolvidas, entre servidores, colaboradores e voluntários.

Histórico

A Professora do campus Poços de Caldas, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, representou o IFSULDEMINAS na capacitação na Metodologia do Programa Mulheres Mil em Brasília.
A servidora da instituição foi responsável pela submissão da proposta e desde então, atua como coordenadora-geral da Equipe Multidisciplinar Sistêmica do Programa.

Desta forma, a proposta do IFSULDEMINAS, ficou em 4º lugar dentre as 43 instituições participantes e ficou em 1º lugar na Região Sudeste, com 95 pontos dos 100 distribuídos.

Texto: Júnior Carneiro/PROEX
Data: 22/01/2024