Página inicial > PROEN > Pós-Graduação em Informática na Educação.2022

Pós-Graduação em Informática na Educação.2022

Pós-Graduação em Informática na Educação

Divulgado resultado final da chamada geral

- Edital 109/2022Resultado final da chamada geral - publicado em 05/07/2022

- Resultado parcial da chamada geral - publicado em 29/06/2022

- Resultado parcial da 1ª chamada - publicado em 02/06/2022

- Resultado do sorteio - publicado em 02/06/2022

- Resultado Preliminar - publicado em 24/05/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura do processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, na Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação, regido pelo edital 109/2022. A especialização é integralmente gratuita, tem duração de 1 ano e meio (carga horária de 400 horas) e é oferecida pelo Campus Machado na modalidade semipresencial, com previsão de três encontros presenciais por semestre letivo, que ocorrerão aos sábados nos períodos da manhã e tarde.

Conteúdo do curso

O curso oferece ao pós-graduando uma visão geral das Tecnologias da Informação e Comunicação e apresenta as modernas técnicas, práticas e ferramentas que dão suporte aos processos de ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e à distância. Para tal, o programa aborda as principais tecnologias empregadas no processo educacional, incluindo recursos audiovisuais e de apresentação, softwares de acessibilidade inclusiva, jogos educativos e ambientes virtuais de aprendizagem, além dos novos modelos de ensino-aprendizagem que colocam o aluno como protagonista no processo. Neste curso, os discentes aprendem a utilizar essas técnicas e ferramentas para aprimorar a rotina docente, a relação entre professor e aluno, e a gestão escolar.

Quadro de vagas

No total, são ofertadas 100 vagas destinadas a candidatos que:
a) possuam diploma de licenciatura em qualquer área de conhecimento; ou
b) possuam diploma de graduação em Computação/Informática; ou
c) estejam atuando na área de educação em Instituições de Ensino Básico, Técnico, Tecnológico ou Superior.
Entretanto, é vedada a participação de candidato que esteja regularmente matriculado em outro curso do mesmo nível do IFSULDEMINAS.

As vagas serão distribuídas entre a ampla concorrência e as reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência, em quatro diferentes polos de ensino, como descrito abaixo:

quadro de vagas pos informática para educação

Não haverá cobrança de taxa de inscrição!

A inscrição deve ser feita, exclusivamente via internet, do dia 27 de abril a 16 de maio de 2022. Para realizá-la, o candidato deverá acessar a página do IFSULDEMINAS (http://www.ifsuldeminas.edu.br), acessar o link “Vestibular”, em seguida clicar na opção “Inscreva-se/Acompanhe sua inscrição”. Realizado o acesso, deverá selecionar o ícone “ENTRAR COM GOV.BR” para ser direcionado à plataforma Gov.br. Na plataforma, deverá inserir seu usuário e senha ou, caso não seja inscrito, deverá realizar seu cadastro para poder seguir no processo de inscrição no Processo Seletivo, selecionando o edital para o qual deseja se inscrever, preenchendo todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição.

No momento da inscrição, será solicitado, no campo destinado à nota, um valor para o documento que está apresentando. Nesse campo, todos os candidatos deverão informar a nota 5 (esse valor não será considerado para classificação, sendo necessário tão somente para que o sistema permita o upload dos documentos). Informada a nota, será necessário o upload da documentação comprobatória, que deverá ser inserida no sistema por meio de um arquivo, em formato PDF, que contenha os conteúdos descritos no item 4.17 do edital.

O candidato deve acompanhar diariamente a análise de sua documentação comprobatória na área do candidato (https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/vestibular-proen – Opção Inscreva-se/Acompanhesua inscrição) e efetuar as correções solicitadas pela comissão de execução do edital até que o status das notas apresentadas apareça com a informação “NOTAS AVALIADAS” ou “NOTAS CORRIGIDAS E AVALIADAS”.

Seleção

O processo de seleção se dará por meio de sorteio das vagas, às 14hs do dia 30 de maio, nas dependências da Reitoria do IFSULDEMINAS, por servidores da Coordenadoria de Processo Seletivo (CPS).

Caberá recurso em relação às seguintes situações:
a) Divulgação preliminar das inscrições validadas e
b) Indeferimento de solicitação de matrícula em concorrência às vagas reservadas, sendo:
i. referente à documentação incorreta/incompleta;
ii. referente à indeferimento da heteroidentificação.
O prazo para interposição de recurso é de 48 horas após a publicação do resultado do qual se deseja recorrer.
O recurso com relação ao indeferimento da heteroidentificação deverá ser apresentado mediante preenchimento do requerimento constante no Anexo I, o qual deverá ser dirigido, em primeira e única instância, à COPESE do campus Machado, enviado, de forma online, para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Solicitação de Matrícula

Após a publicação do resultado final, no dia 21 de junho, os candidatos classificados serão convocados para realizar a solicitação de matrícula, em primeira chamada, via Plataforma Gov.br, fazendo o upload da documentação exigida nos itens 8.3 e 8.7 do edital. Em caso de não preenchimento das vagas, será realizada uma segunda chamada e, até, a convocação geral, seguindo a lista de cada curso/polo, obedecendo a opção de concorrência.

Cronograma resumido

Evento Data/Período
Inscrição on-line e envio da documentação comprobatória

das 14h de 27 de abril até às 17h59 de 16 de maio