Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Formaturas 2024
Início do conteúdo da página

Formaturas 2024

IFSULDEMINAS forma mais de 2 mil estudantes em 2023

Em 2023, mais de 2 mil estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) concluíram seus cursos regulares na instituição. Para formalizar e registrar a formação desses novos profissionais, a instituição organizou 27 solenidades, a primeira ocorreu em 19 de janeiro e a última está programada para 24 de abril. As cerimônias de certificação técnica (cursos técnicos integrados e subsequentes) e de colação de grau (superiores) ocorreram de forma presencial e remota e reuniram os formandos, seus familiares, profissionais e equipe de gestão dos campi e reitoria. Confira como foram as cerimônias nos campi.

Carmo de Minas

Em 24 de fevereiro, os 23 alunos da primeira turma do curso superior em Administração do campus avançado se formaram. A cerimônia ocorreu no auditório da unidade. No mesmo dia, também houve a certificação técnica dos estudantes do ensino integrado, que ocorreu na quadra do campus. Foram 26 formandos do curso Técnico em Informática e 27 do curso Técnico em Alimentos.

Inconfidentes

O Campus Inconfidentes promoveu, em 24 de fevereiro, a certificação de 171 alunos dos cursos técnicos e a colação de grau de 103 estudantes dos cursos superiores no poliesportivo "Nilo Peçanha", no próprio campus. No período da manhã, houve a solenidade dos concluintes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agrimensura (19), Agropecuária (59), Alimentos (22), Informática (52) e Meio Ambiente (19). À noite, foi a vez dos formandos das Engenharias de Agrimensura e Cartográfica (10), Agronômica (22), de Alimentos (6) e Ambiental (11), das Licenciaturas em Ciências Biológicas (4), História (10), Matemática (10) e Pedagogia (18), além das Tecnologias em Gestão Ambiental (5) e Redes de Computadores (7).

Em abril, também receberão certificados de conclusão de curso os estudantes do ensino técnico subsequente. A previsão é de que 127 formandos do Técnico em Geoprocessamento, 130 do Técnico em Administração, 52 do Técnico em Fruticultura e 39 do Técnico em Informática participarão da solenidade, que será realizada de forma remota.

 

Machado

Também em 24 de fevereiro, os 116 formandos dos cursos superiores e do Técnico Subsequente em Enfermagem do Campus Machado participaram das cerimônias de certificação. Durante a manhã, o Auditório Antônio Carlos Estanislau esteve lotado para a certificação dos formandos de Agronomia (29), Ciência e Tecnologia de Alimentos (03) e Zootecnia (17). À noite, foi a vez dos formandos de Administração (16), Licenciatura em Ciências Biológicas (21), Sistemas de Informação (05) e Técnico em Enfermagem (15) receberem suas certificações. 

Em 16 de fevereiro, houve uma cerimônia especial para certificação técnica de quatro estudantes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Agronomia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática. A solenidade realizada no Gabinete é uma exceção prevista no regimento de formatura para casos específicos, como a mudança da família para outro estado, posse em cargos públicos, ingresso em pós-graduação, dentre outras.

No dia 02 de março, mais 171 novos profissionais foram certificados. A solenidade da manhã encerrou o ciclo para duas turmas do Técnico Integrado em Informática (60) e uma turma do Técnico Integrado em Alimentos (19). À noite, três turmas do Técnico em Agropecuária (92) se despediram da instituição. Durante o evento, a formanda Mariana Naves Tana foi agraciada com uma "Moção de Aplausos" concedida pelo Conselho Superior (Consup) do IFSULDEMINAS. A honraria teve como motivação a conquista das medalhas de ouro nas olimpíadas: Obmep e Canguru de matemática; medalhas de prata nas olimpíadas: IAAC - Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC); Matemática sem Fronteiras na fase regional e nacional; Itabirana de Matemática 1ª fase e 2ª fase.

O campus também organizará, em abril, a cerimônia de certificação técnica de mais de 100 estudantes dos cursos técnicos em Vendas e em Manutenção e Suporte em Informática do Ensino a Distância (EaD).

Muzambinho

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, em cerimônias realizadas no ginásio poliesportivo do campus, formaram-se 348 estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (96), Alimentos (28); em Informática (79) e da Licenciatura em Pedagogia EaD (145). Em 22 e 23 de março, será a vez dos 70 alunos dos Bacharelados em Ciência da Computação (18), Educação Física (15), Engenharia Agronômica (01), Medicina Veterinária (12) e as Licenciaturas em Ciências Biológicas (07) e Educação Física (17) e dos 25 estudantes dos Cursos Técnicos Subsequentes em Administração (09), Agropecuária (03) e Enfermagem (13).

 

Passos

Em 24 de fevereiro, 15 formandos dos cursos técnicos em Enfermagem (subsequente) e 95 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Comunicação Visual, Informática e Produção de Moda (integrado) participaram da cerimônia de certificação técnica no auditório do campus. Já os 60 formandos dos cursos superiores em Administração, Ciência da Computação, Design de Moda, Matemática e Produção Publicitária colaram grau no dia 09 de março.

Poços de Caldas

Em 24 de fevereiro, o auditório do Campus Poços de Caldas recebeu os 34 formandos dos cursos Técnicos Subsequentes em Administração, Edificações, Eletrotécnica para a realização da cerimônia oficial de certificação. Os 119 formandos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas EaD receberam seus certificados em 07 de março, de forma online. E, no dia 09 de março, foi a vez da formatura presencial dos 56 formandos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Informática, que ocorreu no Palace Casino.

Ainda em março, no dia 23, serão os 57 formandos dos cursos superiores em Biologia, Geografia, Administração, Engenharia de Computação e Gestão Ambiental que receberão seus diplomas, em cerimônia no auditório do campus.

Pouso Alegre

Os concluintes dos cursos técnicos subsequentes e integrados ao Ensino Médio e os formandos nas Licenciaturas em Matemática (09) e Química (14) e nas Engenharias Civil (28) e Química (05) participaram das cerimônias de conclusão dos cursos, na Faculdade de Direito de Pouso Alegre, em 30 e 31 de janeiro, respectivamente. Entre os concluintes do ensino técnico, formaram-se, na modalidade Integrado, 35 estudantes em Administração, 35 em Edificações e 25 em Informática. Já na modalidade Subsequente, foram certificados 07 em Design de Interiores, 12 em Química e 15 em Segurança do Trabalho. 

Em 24 de abril, haverá cerimônia remota de certificação técnica dos estudantes dos Cursos Técnicos em Administração, Logística e Qualidade.

Três Corações

Em 05 de janeiro, houve uma cerimônia especial para certificação técnica de um estudante do ensino técnico, realizada no Gabinete. E, em 02 de março, 98 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Administração (30), Informática (37) e Mecânica (24) e dos Cursos Técnicos Subsequentes em Administração (4), Logística (2) e Mecânica (1) participaram da cerimônia de certificação técnica no Clube Três Corações.

Texto: Dicom, com informações dos campi
Data: 12/03/2024
Atualizada em 18/03/2024

 

 

Fim do conteúdo da página