Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Outubro Rosa no IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa no IFSULDEMINAS

Outubro Rosa: luta contra o câncer de mama tem o apoio do IFSULDEMINAS  

Confira as ações realizadas pelos campi e pela Reitoria

Com objetivo de estimular a comunidade escolar e externa na conscientização e prevenção do câncer de mama, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) aderiu à campanha Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, e teve início na década de 1990. O movimento compartilha informações sobre a doença e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Durante todo o mês, a Reitoria e os campi promoveram diversas ações, como palestras, distribuição de panfletos e lacinhos na cor rosa (símbolo da campanha), montagem de murais educativos, entre outros. 

Ações nos campi

IMG 20171004 WA0011Na Reitoria, no início do mês (04/10), os servidores se reuniram para uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Em parceria com a Unimed Sul Mineira, a médica Maria Luíza Rennó falou sobre os fatores de risco, detecção precoce, prevenção, sintomas da doença. Ao final, ela fez diversas perguntas ao público presente sobre os assuntos tratados e todos puderam também tirar suas dúvidas. Além da palestra, os servidores ainda participaram de um sorteio de brindes oferecidos pela Unimed. Outra ação que marcou o dia, foi uma palestra sobre a Lei Maria da Penha ministrada pelas estagiárias de psicologia da Reitoria, Giselle Teodoro e Ana Paula Faria.

A médica considera que o Outubro Rosa é um momento importante para falar com as mulheres em relação a prevenção de alguns tipos de câncer: como de mama e o de colo de útero. "Essa oportunidade com as colaboradoras do IFSULDEMINAS, foi muito interessante e gratificante, nós pudemos compartilhar algumas experiências, e também foi um momento importante de conscientização para o autocuidado, para que possamo prevenir essas doenças que acometem as mulheres.” disse Maria Luíza Rennó.

Para a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, a enfermeira Beatriz Glória do Campos Lago, o Outubro Rosa é uma importante ferramenta de reflexão para as mulheres. Para ela, a correrira do dia a dia muitas vezes, faz com que as mulheres esqueçam delas mesmas. "Parabéns ao setor de Qualidade de vida, que proporcionou este momento, possibilitando um repensar de atitudes perante o cuidado com a nossa saúde. Agradecemos também a Unimed – Sul de Mineira pela pronta disponibilidade e parceria no desenvolvimento de ações no IFSULDEMINAS.” A servidora Alanna Pires da Silva participou da ação e elogiou a iniciativa de dar enfoque à Campanha Outubro Rosa, “a palestra foi didática e também esclareceu muitas dúvidas sobre o assunto.”

Já a servidora Rosimeire Ribeiro afirmou que as ações são de extrema importância, pois permitem a todas ampliarem os conhecimentos sobre serviços e ações para a mulher. “Com relação a primeira palestra, foi imprescindível, porque chama a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância de se ter um diagnóstico precoce. A ação contribuiu para desmitificar a doença, uma vez que quanto mais expormos o assunto, mais pessoas passam a lidar e a encontrar suporte para o problema. Serviu também para enfatizar a importância das mulheres conhecerem suas mamas e atentarem-se para as alterações. Infelizmente, ainda hoje, muitas mulheres perdem suas vidas por falta de conhecimento e até mesmo por falta de tratamento adequado.”

Com relação a palestra sobre a Lei Maria da Penha, Rosimeire considera que trazer este assunto no contexto atual protege vidas e fortalece a autonomia das mulheres. "Devemos sempre respeitar as diferenças e não as desigualdades". Para a bibliotecária, "falar sobre a Lei Maria da Penha é também importantíssimo, pois busca estimular as pessoas de modo geral, e não somente as mulheres que sofrem violência, a não tolerar este ato e também leva a conhecer que violência não é apenas física”.

Em Inconfidentes, a equipe de saúde têm realizado ações junto aos alunos. Em visitas às salas de aula são feitas orientações sobre o câncer de mama, DST's, além de direcioná-los para os postos de saúde da cidade, onde têm sido realizado consultas e coletas do exame Papanicolau todos os dias da semana, nos períodos da manhã, tarde e noite. A enfermeira do Campus Inconfidentes, Ana Paula dos Santos Vianna de Andrade, destaca que esse é um momento de promover a saúde da mulher. “O Outubro Rosa tem como objetivo a prevenção do câncer de mama, incentivando a realização do autoexame nas mamas e mamografias. Porém, é importante ressaltar que é uma campanha de promoção da saúde da mulher e da prevenção, deste modo, enfocamos também a prevenção do câncer do colo de útero, por meio da realização do exame preventivo”. 

DSC 0652

O Campus Machado mobilizou alunos e servidores com ações em comemoração do Outubro Rosa. No dia 19 de outubro, foram realizadas pesagem e medição para calcular o IMC, aferição de pressão arterial e autoexame em próteses, conhecidas como MAMAMIGA, que são modelos didáticos para exames clínicos de mama. Além disso, lacinhos rosa foram distribuídos. “O objetivo da Campanha é buscar a conscientização da detecção precoce da doença compartilhando informações, bem como incentivando a adoção de hábitos saudáveis para prevenção, comentou a enfermeira Carla Alves Siqueira.

No Campus Passos, os estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem marcaram presença em dois momentos alusivos ao Outubro Rosa. O primeiro, organizado pelo próprio campus, no dia 19 de outubro, foi uma conversa sobre a importância das medidas de prevenção ao câncer de mama, comandada pela especialista em saúde preventiva, Fabiana Marques.

A segunda ocasião foi a participação em uma caminhada pela Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã do dia 20. No último domingo do mês, 29 de outubro, o curso de Enfermagem fará ainda mais uma ação em prol do Outubro Rosa. Aproveitando o dia da Corrida IFSULDEMINAS – Campus Passos, os alunos realizarão aferição de pressão arterial dos atletas e farão orientações sobre o tema à comunidade acadêmica.

Tire suas dúvidas e confira as dicas de prevenção ao Câncer de Mama.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS com informações dos campi
23/10/2017

Campus Inconfidentes

Campus Machado

Campus Passos

Reitoria

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página