Página inicial > Últimas notícias > XXVIII Maratona de Programação

XXVIII Maratona de Programação

Equipe do IFSULDEMINAS vence 1ª Fase da XXVIII Maratona de Programação

Ao todo, o Instituto enviou 27 equipes à competição; oito conquistaram medalha

amigosNo último sábado (02/09), ocorreu a primeira fase da XXVIII Maratona de Programação, evento da Sociedade Brasileira de Computação que serve de seletiva para a competição mundial de programação, o International Collegiate Programming Contest.

A primeira fase da Maratona de Programação foi eliminatória e ocorreu simultaneamente em 44 locais diferentes, com um total de 725 equipes participantes. No Sul de Minas, 38 equipes compostas por estudantes de dez instituições da região se reuniram no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), localizado em Santa Rita do Sapucaí, para competir.

O IFSULDEMINAS foi representado por 10 equipes do Campus Muzambinho (além de 3 equipes "café com leite", compostas por alunos do Técnico Integrado em Informática ao Ensino Médio), 5 equipes do Campus Poços de Caldas, 5 equipes do Campus Passos, 3 equipes do Campus Machado e 1 equipe do Campus Inconfidentes. Essas equipes foram selecionadas com base na classificação alcançada por elas na XIII Olimpíada Interna de Programação (OLIP), realizada em junho no Campus Muzambinho.

Os estudantes, acompanhados ao longo do evento pelo professor Tiago Gonçalves Botelho, tiveram a manhã de sábado para o aquecimento e o período das 14h às 19h para a competição. A maratona consistiu na resolução de uma prova com 13 problemas e na sugestão de algoritmos para resolvê-los.

A equipe "Amigos do Gaguinho" do Campus Muzambinho conquistou o primeiro lugar, tornando-se a melhor equipe de todo o Sul de Minas. Esta é a primeira vez que uma equipe do IFSULDEMINAS vence essa fase da competição. As melhores equipes participarão da segunda fase da Maratona, que corresponde à fase final da seletiva brasileira e ocorrerá de 19 a 22 de outubro na cidade de Chapecó, Santa Catarina.

Confira abaixo as equipes do IFSULDEMINAS que receberam medalhas:

1º lugar (medalha de ouro e melhor equipe do sul de Minas na competição)

Equipe Amigos do Gaguinho - Campus Muzambinho
Alunos: Eliezer Cardoso Alves (8º período), Luiz Ricardo Ferlin Alves (4º período) e Ygor Ribeiro Costa (8º período)

5º lugar (medalha de prata)

Equipe Meninos do BCC - Campus Passos
Alunos: Alexandre Fernandes Costa e Arthur Heliodoro dos Santos

6º lugar (medalha de prata)

Equipe Leop - Campus Muzambinho
Alunos: João Pedro do Nascimento Silva, Leonardo Eric da Silva e Leonardo Henrique Juliano da Silva

7º lugar (medalha de prata)

Equipe Mestres da Gambiarras - Campus Inconfidentes
Alunos: Guilherme Coelho Araujo, Gustavo Freitas Caniello da Rosa e Rebeca da Silva de Freitas

8º lugar (medalha de prata)

Equipe Advogado Paloma - Campus Muzambinho
Alunos: Isaias Santos de Souza, João Gabriel Francisco de Azevedo e Maria Jaqueline dos Santos Silva

10º lugar (medalha de bronze)

Equipe C + ou - - Campus Muzambinho
Alunos: Erik Bolonha Abdala, Juan Gabriel Ozeas e João Paulo Lúcio Aparecido

11º lugar (medalha de bronze)

Equipe Depois de 3 WA pede Música? - Campus Muzambinho
Alunos: Eliandro de Souza Júnior, Luana Samara Nogueira de Castro e Tiago Fernandes Morais

12º lugar (medalha de bronze)

Equipe Ian Turbinado - Campus Muzambinho
Alunos: Gabriel Henrique Bernardes Santos, Guilherme Vaz de Melo Lima e Paulo Ricardo Alves Chagas

A Maratona de Programação é uma competição direcionada a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins, com o objetivo de promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Para mais informações acesse: https://maratona.sbc.org.br/sobre/index.html.

Texto e fotos: Ricardo Jose Martins
Data: 04/09/2023