Página inicial > Últimas notícias > Prêmio de Dissertações

Prêmio de Dissertações

Mestrado ProfEPT realiza etapa local do 1º Prêmio de Dissertações do IFSULDEMINAS

premio dissertacoesO Campus Poços de Caldas realizou a primeira edição da etapa local do Prêmio de Dissertações do IFSULDEMINAS, na manhã desta segunda-feira (27/11). Na ocasião, foram premiadas as três melhores dissertações defendidas em 2022 no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pós-graduação stricto sensu que é ofertada pelo Campus.

Os autores e dissertações premiadas foram: 1º lugar para Warllen Torres Nannini, pelo estudo “A Ideologia do Agronegócio e a Educação Profissional e Tecnológica no IFSULDEMINAS: um estudo sobre os cursos técnicos em agropecuária dos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho”, sob orientação do professor Marcus Marcusso; 2º lugar para Elizângela Pimenta Rodrigues Dias, autora da pesquisa “Programa Auxílio Estudantil: Contribuições na permanência de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFSULDEMINAS”, sob orientação da professora Sueli de Oliveira e o 3º lugar para Diego Dutra Silva, que desenvolveu o trabalho “E-ZINE no Ensino Médio Integrado: dispositivo de enunciação e contextualização”, sob orientação das professoras Jane Sanches e Nathália de Freitas.

WhatsApp Image 2023 11 28 at 14.45.41“A premiação foi uma oportunidade para a comunidade acadêmica, em especial os alunos do programa, conhecerem os trabalhos produzidos e debaterem com seus autores sobre aspectos teóricos e metodológicos”, destacou a coordenadora do Mestrado ProfEPT, Profa. Dra. Luciana de Abreu Nascimento.

O 1º Prêmio de Dissertações do IFSULDEMINAS foi idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação em conjunto com os coordenadores dos cursos de mestrado do Instituto Federal. O objetivo é premiar e divulgar as melhores dissertações defendidas nos programas.

premio dissertações 2Fizeram parte da mesa de autoridades da premiação: o diretor-geral do campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Prof. Carlos Henrique Reinato; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IF, Prof. Humberto Duque; o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Poços de Caldas, Prof. Douglas Castilho Braz; e a coordenadora do mestrado profissional no campus Poços de Caldas, Profa. Luciana Nascimento. Também estiveram presentes a coordenadora-geral de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, Eunice Cristina da Silva; o diretor de Desenvolvimento Educacional do campus Poços de Caldas, Prof. Mateus dos Santos; além de coordenadores, servidores, alunos e comunidade.

Para a etapa local, os docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica indicaram as três melhores produções de 2022, considerando as publicações geradas a partir do estudo, originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social; a metodologia utilizada e a qualidade da redação. Os trabalhos indicados passaram por avaliação de uma comissão científica organizada pela Pró-Reitoria. Em um segundo momento, a dissertação premiada localmente participará da etapa institucional, na qual concorrerá com a dissertação selecionada no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Machado.

Texto e Fotos: Ascom/Poços de Caldas

Confira algumas fotos da premiação