Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Capacita Sul de Minas 2023
Início do conteúdo da página

Capacita Sul de Minas 2023

Capacita Sul de Minas forma profissionais e gera emprego

Preparador de Alimentos ItamonteO Programa Capacita Sul de Minas ofertado pela instituição desde setembro de 2021 já formou mais de 19 mil alunos, em 790 cursos. Em 2023, foram mais de 10 mil alunos concluintes. Os cursos abrangem desde formação rápida até pós-graduações (12 meses de duração), todos gratuitos, nas modalidades a distância e presencial, sendo que 82 municípios sul-mineiros receberam os cursos presenciais.

O Capacita Sul de Minas é uma iniciativa do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), organizada e realizada com verba de mais de R$ 4 milhões, destinada via emenda parlamentar pelo deputado federal Odair Cunha. O programa foi dividido em seis ações distintas e convergentes, com o objetivo de atender a um público diversificado.

Mais de 750 profissionais foram contratados para atividades pedagógicas e administrativas, instrutor e tutor, sendo 445 no ano de 2023.

O reitor Cleber Ávila Barbosa fez uma avaliação do programa, “Graças a nossa forte parceria com o deputado federal Odair Cunha, a implementação do programa Capacita Sul de Minas tornou-se uma das mais expressivas e exitosas ações de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS. O Programa tem viabilizado milhares de oportunidades de formação em curso de curta duração, pós-graduação e ações itinerantes em mais de 70 cidades. Continuaremos a avançar nessa grande iniciativa, que já tem demanda de ampliação nacional pelo MEC”.

De acordo com a coordenadora do programa, Paula Magda de Roma, as oportunidades são bem diversificadas para suprir as demandas regionais, acompanhar as mudanças no mercado de trabalho e aumentar a empregabilidade. “Dessa forma, reitera-se o compromisso do IFSULDEMINAS em promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas e fomentar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional do Sul de Minas Gerais”, completou.

Ana Cláudia Oliveira da Silva, de São Bento  Abade (MG), fez o curso de Assistente Administrativo, ministrado na cidade. Ela compartilhou que o curso a ajudou muito na vida profissional e pessoal. No curso, Ana Cláudia conta que a turma simulou a criação de uma empresa “do zero” e que isso foi muito útil para eles: “Moramos em uma cidade muito pequena, de 5 mil pessoas, muitas pessoas são microeemprededoras”. Eles também aprenderam sobre gestão de pessoas e funcionamento da área de Recursos Humanos. “Foi uma experiência incrível, eu espero que o pessoal de São Bento peça mais cursos, que forneça mais cursos para a cidade, que são cidades pequenas e não têm muita oportunidade de emprego, as pessoas não têm muito acesso a cursos. É uma cidade carente, nós precisamos ter mais gente capacitada”.

Já Tamara Alves, de Goiânia (GO), fez o curso de Perícia Ambiental, um dos mais procurados. Esse curso teve carga horária de 200 horas e foi realizado na modalidade a distância. Ela contou que, como está fazendo a graduação em Meio Ambiente, o curso a ajudou bastante. “Eu gostei muito, me agregou bastante conhecimento. É uma área na qual pretendo atuar”.

 

Cursos Presenciais

Eletricista bBotelhosForam realizadas parcerias com prefeituras, associações, sindicatos, escolas e empresas para oferta de 216 cursos de 30 horas, em 67 cidades sul-mineiras. Um total de 4 mil alunos foram capacitados até o momento. Entre os cursos, os mais procurados foram: eletricista, maquiagem, manicure e pedicure, assistente administrativo, marketing digital, informática e cuidador de idoso, entre outros. No ano de 2023, foram nove ofertas de março a novembro.

 

Campanha da Fraternidade

Uma outra ação realizada foi o curso de Comunicação e Marketing “Campanha da Fraternidade", realizado na cidade de Guaxupé (MG). A ação fez parte de uma parceria do IFSULDEMINAS com a Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que reúne a Arquidiocese de Pouso Alegre, a Diocese de Guaxupé e a Diocese de Campanha, mais a Associação Ambiental Cultivar. As aulas ocorreram em duas modalidades: a distância e presenciais. As aulas presenciais foram realizadas na sede da Cúria Diocesana de Guaxupé.

Nesta mesma ação também foram realizados cursos FIC rápidos, de 30 horas, em parceria com as Dioceses de Guaxupé, Campanha e Pouso Alegre. O objetivo foi oferecer capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e geração de renda para os participantes. Foram realizados 129 cursos, em 31 municípios e atendidos mais de 40 paróquias, totalizando mais de 2.600 alunos concluintes. No ano de 2023, foram oito ofertas de abril a novembro.

 

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) - a distância

Em 2023, aproximadamente 1.400 alunos realizaram os cursos de Auditoria e Perícia Ambiental, com carga horária de 160 horas, Gestão e Empreendedorismo, de 50 horas, e Noções Gerais de Contratações Públicas, também de 160 horas.  Devido à quantidade de inscritos no curso de Auditoria e Perícia Ambiental, foram realizadas duas ofertas durante o ano. Mais de 11 mil alunos se inscreveram para os cursos de Auditoria e Perícia Ambiental e Primeiros Socorros no Ambiente Escolar, que ainda estão em andamento, na modalidade a distância. O curso de Primeiros Socorros no Ambiente Escolar tem carga horária de 120 horas.

 

Pós-graduação lato sensu EaD

Estão sendo ofertados 18 cursos em áreas diversas, para especializações na modalidade lato sensu. Em dezembro deste ano, serão concluídas as formações em: Informática em Educação, Enfermagem Oncológica, Enfermagem em Urgência e Emergência, Desenvolvimento Web, Mídias e Educação e Ciências da Natureza e Matemática. Os outros 12 cursos serão finalizados no próximo ano.

 

Labmaker móvel

PHOTO 2023 06 20 15 06 51Nesta modalidade, os caminhões dos programas visitam as cidades e oferecem oficinas rápidas, com duração de duas horas para crianças e adolescentes. As oficinas são para cursos de arduíno e robótica. Aproximadamente 1.270 alunos já concluíram os cursos, entre os meses de abril e setembro de 2023. Para a realização dos cursos, é firmada parceria com prefeituras, escolas e associações. Os caminhões, com seus laboratórios móveis, permanecem nas cidades por três dias.

 

Cursos de Línguas

Inglês, francês, espanhol e libras foram ofertados na modalidade presencial e a distância, com aulas ao vivo. Estima-se que mais de 200 alunos concluam os cursos no ano de 2023.

 

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS

Publicado em: 11/12/2023

registrado em:
Fim do conteúdo da página