Página inicial > Últimas notícias > Rádio Educativa do IFSULDEMINAS

Rádio Educativa do IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS assina acordo de cooperação para criação de rádio educativa no Campus Inconfidentes

WhatsApp Image 2023 12 06 at 16.55.10 1O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) assinou, nesta quarta-feira (06/12), acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a criação de uma emissora educativa de rádio, que será operada no Campus Inconfidentes.

O ato solene ocorreu no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, durante o evento “Expansão da Rede Nacional de Comunicação de Pública, coordenada pela EBC, em parceria com os Institutos Federais”, que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Na ocasião, foram assinados acordos entre a EBC, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e 16 Institutos Federais, entre eles o IFSULDEMINAS, que haviam, previamente, manifestado interesse em integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio. Ao todo, serão implantadas 49 novas emissoras de rádio nas seguinte instituições:

– IFSULDEMINAS - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (1 canal)

– IFCE – Instituto Federal do Ceará (1 canal)
– IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (1 canal)
– IFMS – Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (1 canal)
– IFES - Instituto Federal do Espírito Santo (1 canal)
– IFSP – Instituto Federal de São Paulo (2 canais)
– IFPR - Instituto Federal do Paraná (18 canais)
– IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (3 canais)
– IFAL - Instituto Federal de Alagoas (3 canais)
– IFPB - Instituto Federal da Paraíba (1 canal)
– IFS – Instituto Federal de Sergipe (10 canais)
– IFC – Instituto Federal Catarinense (1 canal)
– IFRO – Instituto Federal de Rondônia (2 canais)
– IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro (1 canal)
– IFSUL – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (1 canal)
– IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais (2 canais)

WhatsApp Image 2023 12 06 at 16.55.08 1Estiveram presentes na solenidade, entre os representantes do IFSULDEMINAS, o reitor Cleber Ávila Barbosa, o diretor-geral do Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes, a diretora de Comunicação Jacssane Andrade, o coordenador de Infraestrutura e Serviços do Campus Inconfidentes, Marcos Roberto dos Santos, e o colaborador Paulo Rodolfo Braz.

O reitor do IFSULDEMINAS celebrou a conquista, exaltando o compromisso do Instituto em realizar uma comunicação pública efetiva por meio de todos os canais de comunicação existentes na instituição, como perfis em redes sociais, portais institucionais e rádios (uma vinculada à Fadema, no Campus Machado, uma rádio web, no Campus Passos, e agora a rádio educativa no Campus Inconfidentes). "É de grande relevância para nós que o IFSULDEMINAS esteja presente neste momento, compondo o conjunto de instituições que estão sendo contempladas com novas concessões de outorgas de rádios educativas para nossos campi, como previsto em nosso plano de gestão, nesse momento marcante de avanços e fortalecimento da comunicação pública do país. As rádios educativas são instrumentos extraordinários de divulgação e popularização da ciência, do conhecimento e da tecnologia, pilares fundamentais de nossa Instituição!", enfatizou Cléber Ávila Barbosa.

A rádio educativa do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes terá cobertura local e irá retransmitir programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC, além de veicular conteúdos locais, produzidos pelo próprio Instituto. Cabe ao IFSULDEMINAS responsabilizar-se pela instalação de novos equipamentos, manutenção e operação dos serviços da estação geradora e pelos profissionais designados para instalação, manutenção e operação dos equipamentos. Em contrapartida, a EBC irá auxilia a emissora com tramitação processual, suporte técnico e capacitação.

De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, a instituição agora começará o trabalho de estruturação da rádio e formulação de sua programação para iniciar a operar (ainda não há prazo para que a rádio entre em funcionamento). “É um enorme desafio, primeiro para consolidar essa rádio e trazer infraestrutura, programação e pessoal. Quando a rádio começar a operar, ela trará conteúdos relevantes, como a divulgação das nossas atividades voltadas para o Ensino, Extensão e Pesquisa, revelando para a sociedade o que nós desenvolvemos dentro da instituição”.

Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) conta com 91 emissoras de rádio e 118 emissoras de televisão outorgadas. Com a expansão da RNCP, realizada agora com a chamada pública dos Institutos Federais, a ação resultará na integração de mais 49 emissoras de rádio à rede. "O IFSULDEMINAS participa ativamente desse grande marco da comunicação pública do Brasil, que é essa grande expansão da RNCP. Será um novo desafio, mas tenho certeza que é uma grande oportunidade para levarmos informação confiável, oportunidades e cultura para a região do Sul de Minas!", concluiu a diretora de Comunicação do IFSULDEMINAS.

Texto: Renata Silveira
Data: 06/12/2023