Página inicial > Últimas notícias > Dia de Luta das Mulheres do IFSULDEMINAS

Dia de Luta das Mulheres do IFSULDEMINAS

Evento institucional celebra o Dia Internacional da Mulher

dia da mulher 16O Dia Internacional da Mulher de 2024 (08/03), além de ter sido uma data de celebração das conquistas e de valorização da mulher na sociedade, também se tornou um marco para a organização feminina no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Intitulado “Dia de Luta das Mulheres do IFSULDEMINAS”, a primeira edição deste evento na instituição reuniu na manhã da última sexta-feira, no Campus Machado, cerca de 150 trabalhadoras das nove unidades do Instituto. A reunião foi realizada com a proposta de promover um espaço de reflexão e fortalecimento a respeito da particularidade da luta das mulheres, como também demarcar espaço de reconhecimento e respeito de tantas mulheres que constroem o IFSULDEMINAS.

Organizado pelas seções sindicais do SINASEFE de Inconfidentes, Machado e Muzambinho e pelo SINDIFSULDEMINAS, com o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Campus Machado do IFSULDEMINAS, o evento contou, na abertura, com um Café Cultural, no qual as participantes foram recebidas ao som da cantora Marina Rosa Neves, acompanhada pelo violonista Cleber, e tiveram um momento para socializarem e compartilharem pensamentos e motivações sobre a pauta feminista, em um varal de ideias.

dia da mulher 7Na sequência, a mesa de abertura do evento foi montada, contando com a presença da diretora-geral do Campus Machado, Aline Manke Nachtigall, da pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, e das representantes da comissão organizadora do encontro, a assistente social Nathalia Lopes Caldeira Brant (Machado) e a técnica de laboratório Poliana Coste e Colpa (Muzambinho).

Em seu momento de fala, a diretora Aline ofereceu um panorama sobre a presença feminina no Campus Machado, anfitrião do encontro. A diretora apontou que, atualmente, 54 por cento das pessoas que moram no alojamento estudantil são mulheres; nos cursos técnicos, há a presença de mais alunas matriculadas do que de alunos; no superior, existem apenas 13 homens a mais do que o número de mulheres matriculadas; na pós-graduação, 2/3 das vagas são ocupadas por mulheres; e nos cursos FIC, as mulheres representam 70% dos estudantes. Pensando neste papel do Instituto, de capacitar e qualificar mulheres por meio de seus diversos projetos e cursos, e buscando aumentar a representatividade feminina também na gestão do IFSULDEMINAS, a diretora lançou um questionamento às presentes. "Não nos falta um programa de capacitação voltado para a formação de lideranças femininas no Instituto? Fica aqui um convite para pensarmos em um plano de ação para buscar resolver esta questão”, completou.

dia da mulher 8

A pró-reitora de Extensão falou na sequência e destacou a relevância da promoção deste tipo de encontro institucional. “Hoje, é um dia histórico para o IFSULDEMINAS. Que este encontro traga e implante uma cultura de celebração e de reflexão para que possamos sempre nos sentir representadas e respeitadas no ambiente de trabalho e na sociedade. Estamos aqui para nos apoiar e fazer história”, enfatizou Daniela.

Após o momento de fala das representantes da comissão organizadora do encontro, que ressaltaram a importância do apoio institucional para a viabilização deste evento, que tratou de ampliar a visibilidade e o fortalecimento das trabalhadoras do Instituto, iniciou-se uma roda de conversa sobre o cotidiano, as vivências, os desafios e as lutas femininas, com as docentes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Marta Rovai e Maria Clara Pivato Biajoli. A mediação ficou por conta da professora Lícia Frezza Pisa, do Campus Passos.

dia da mulher 9Marta Rovai, autora de artigos e livros ligados a relações de gênero, raça e sexualidade, educação e direitos humanos, explorou o conceito e o espaço ocupado pela mulher na história, evidenciando como as mulheres e suas conquistas eram e são normalmente descritas por homens, não por elas mesmas, uma forma de silenciamento do feminino.

Quanto à Maria Clara, que é graduada em História e Letras, além de mestra e doutora, a docente chamou a atenção sobre a necessidade de combater as diversas imposições feitas à mulher quanto ao corpo, trabalho e as expectativas da sociedade machista que recaem sobre a mulher e que podem se tornar entraves à sua trajetória pessoal e profissional.

Após a fala das docentes, foi aberto espaço para perguntas e comentários do público. O evento se encerrou com o sorteio de brindes entre as participantes e, no refeitório do campus, um almoço foi servido para todas.

Reitoria

reitoria 4Na unidade administrativa do IFSULDEMINAS, a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida organizou uma roda de conversa com o tema “Quando desistir não é uma opção!”. O evento ocorreu na manhã do dia 05 de março, no auditório do prédio principal, e foi aberto não só para as mulheres, mas sim para todos os servidores, colaboradores e estagiários que atuam na Reitoria.

A roda de conversa foi puxada pelas convidadas Janaína de Freitas (gerente comercial) e Cibele Molinari (delegada aposentada da Delegacia de Defesa da Mulher de Pouso Alegre). Janaina compartilhou com os presentes uma vivência pessoal: a descoberta, o tratamento e a cura de um câncer de mama. Já Cibele destacou a importância da prática da defesa pessoal e falou sobre a própria profissão e como a mulher vem ocupando espaços antes relacionados ao universo masculino.

Texto: Renata Cunha
Data: 11/03/2024