Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > 9º Workshop Internacional sobre UI GreenMetric

9º Workshop Internacional sobre UI GreenMetric

IFSULDEMINAS apresenta IFSOLAR em evento internacional

IWGM2023 37De 15 a 17 de junho de 2023, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participou do 9º Workshop Internacional sobre UI GreenMetric, em Portugal. Com o tema "Inovação, Impactos e Direção Futura de Universidades Sustentáveis", o evento teve como objetivo fomentar práticas sustentáveis ​​em instituições de ensino superior e promover a cooperação global na gestão da sustentabilidade. O coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Silva Manso, representou a instituição que, atualmente, segundo o ranking mundial do UI GreenMetric, ocupa a terceira colocação entre as IES mais sustentáveis do Brasil.

Para facilitar a troca de conhecimento e encorajar a colaboração global em ações sustentáveis, a programação do evento contou com palestras, apresentações, painéis de discussão, sessões de grupo de trabalho e oportunidades de networking. O IFSULDEMINAS compartilhou no evento informações e resultados do Programa Institucional IFSOLAR, de aquisição de usinas solares fotovoltaicas. A temática está associada ao indicador “Gestão de Energia e Mudanças Climáticas” do UI GreenMetric que, em conjunto com outros cinco indicadores (Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes; Gestão de Resíduos; Gestão da Água; Transportes e Mobilidade; e Educação e Pesquisa), avaliam as instituições participantes do ranking.

20230616 180438A iniciativa do IFSULDEMINAS ao criar o IFSOLAR foi divulgada por meio de um pôster, que oportunizou a visualização do programa institucional e o envolvimento dos participantes com o tema. "Com o IFSOLAR, o IFSULDEMINAS foi o responsável pela condução e pelo impulsionamento da aquisição e instalação de usinas solares fotovoltaicas em instituições públicas por todo o território nacional. A partir disso, originou-se um questionamento: qual a situação de todas as usinas solares fotovoltaicas licitadas? Qual a real eficiência de todo o processo? Essas e outras perguntas também foram feitas por alguns dos participantes do workshop. No trabalho apresentado, fica explícita a oportunidade gigantesca de economia de recursos financeiros, aliada à mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Dessa forma, com o IFSOLAR, o IFSULDEMINAS teve sua imagem exposta não apenas associada à sustentabilidade ambiental, mas em especial à economicidade dos recursos públicos", descreveu o coordenador.

Eventos Nacionais

As boas práticas sustentáveis do IFSULDEMINAS também foram apresentadas em outros dois recentes eventos nacionais. Em 06/06, a convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Poços de Caldas, a Coordenadoria de Sustentabilidade do Instituto participou do 1º Seminário do Meio Ambiente, com o tema "Meio Ambiente e Sustentabilidade". Anteriormente, em 25/04, a convite da Unicamp, esteve presente no Seminário Sustentabilidade em Universidades (CSUS 2023), com o tema "Gestão da Sustentabilidade".

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 26/06/2023