CVT Grãos

IFSULDEMINAS renova convênio com a Cooxupé, que injeta R$ 2,85 milhões em Centro de Validação Tecnológica (CVT)

O convênio aprimora o CVT Café e formaliza a criação da unidade do CVT especializada em grãos

WhatsApp Image 2024 03 28 at 07.46.45 1

No dia 22 de março, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a empresa júnior AGRIFORT Jr renovaram o convênio firmado entre os três parceiros para a condução de pesquisas no Centro de Validação Tecnológica (CVT) do IFSULDEMINAS. O CVT é um laboratório a céu aberto, especializado em validar tecnologias por meio da experimentação científica e localizado na Fazenda Experimental de Guaxupé (MG).

O ato foi oficializado durante a 23ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (FEMAGRI), com a assinatura de um termo de cooperação técnica. O documento permite a continuidade e aprimoramento da parceria do CVT Café, ligado exclusivamente à cafeicultura, e marca a criação do CVT Grãos, uma nova unidade do laboratório que realizará a experimentação para teste de insumos, manejo, máquinas, competição de cultivares de soja, milho, trigo e culturas de inverno, além de outras tecnologias para a região sul-mineira.

A gestão dos recursos dos projetos provenientes da parceria entre o IFSULDEMINAS e a Cooxupé será administrada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA) e os subprojetos oriundos da ação serão administrados pela AGRIFORT Jr, uma das empresas juniores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

A cooperação terá validade de cinco anos e será viabilizada por meio de aporte financeiro da ordem de R$ 2,85 milhões, distribuídos entre os dois projetos. O CVT Café receberá um total de R$ 2,2 milhões (R$ 1 milhão da Cooxupé, R$ 1 milhão e 50 mil do Campus Muzambinho e R$ 150 mil da Reitoria) e o CVT Grãos será contemplado com R$ 650 mil (R$ 250 mil da Cooxupé, R$ 250 mil do Campus Muzambinho e R$ 150 mil da Reitoria).

Captura de tela 2024 03 28 110154

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, pelo diretor-geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, e pelo presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. Também assinaram o documento, o vice-presidente da Cooxupé, o presidente da AGRIFORT Jr e a diretora-executiva da FADEMA.

De acordo com o reitor, a renovação do convênio é estratégica e gerará inúmeros benefícios ao Instituto e aos agricultores regionais. “A renovação do termo de cooperação técnica demonstra o quão bem sucedidas têm sido as iniciativas de pesquisa e inovação desenvolvidas no CVT, que possui um dos maiores ensaios de competição de cultivares de café arábica do país e ainda possui um potencial de pesquisa constante de experimentação de novos produtos, insumos agrícolas, máquinas, tratamentos e cultivares. O CVT oportuniza aos nossos estudantes e professores o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos científicos, que contribuem para melhorar a produtividade rural no Sul de Minas, trazendo aos produtores confiança a respeito dos processos e formas de tratamento e de condução das lavouras cafeeiras e, a partir de agora, de outras importantes culturas”, apontou Cleber.

O diretor-geral do Campus Muzambinho também demonstrou entusiasmo com a continuidade e ampliação dos trabalhos do CVT. "O CVT é um modelo educacional que tem sido bem-sucedido, uma vez que permite a efetiva integração entre os estudantes - em especial os estudantes da Engenharia Agronômica - e o mercado de trabalho. Neste modelo, há o papel fundamental de uma empresa júnior (AGRIFORT Jr), que gerencia projetos acordados com empresas interessadas em validar novos produtos a serem lançados. Além disso, o envolvimento e parceria da Cooxupé evidencia nosso compromisso social com o desenvolvimento regional”, declarou o diretor.

Texto: Renata Cunha com informações da Ascom - Campus Muzambinho
Data: 28/03/2024