Página inicial > PROEX > 23ª FEMAGRI

23ª FEMAGRI

IFSULDEMINAS expõe produtos e serviços na 23ª FEMAGRI

Durante a Feira, foi assinado Termo de Cooperação Técnica, com investimento de R$ 2,8 milhões no Centro de Validação Tecnológica do Instituto

WhatsApp Image 2024 03 25 at 9.09.00 AM 4Entre os dias 20 e 22 de março de 2024, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) expôs alguns de seus produtos e serviços na 23ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (FEMAGRI). O evento, considerado uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil, aconteceu na cidade de Guaxupé (MG) e recebeu cerca de 30 mil visitantes, entre produtores rurais, técnicos, empresários e profissionais da cafeicultura para apresentar soluções tecnológicas ao setor e discutir sobre o cooperativismo, tema central desta edição.

O IFSULDEMINAS montou dois estandes na FEMAGRI. O primeiro reuniu ações dos três campi agrícola e o outro ficou reservado para os projetos do Centro de Validação Tecnológica do Instituto (CVT). Cerca de sessenta servidores e estudantes dos Campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho atuaram de forma direta como expositores, com o apoio e suporte da Diretoria de Extensão, ligada à Pró-Reitoria de Extensão. No primeiro dia do evento, o Campus Muzambinho ficou responsável pelo estande que abrigou as ações dos campi. No segundo e terceiro dias, foi a vez dos Campi Machado e Inconfidentes, respectivamente, realizarem as exposições no local.

WhatsApp Image 2024 03 25 at 9.09.00 AM 5Entre as ações apresentadas pelo IFSULDEMINAS, a fim de prospectar novas parcerias e informar a sociedade sobre a missão e serviços do Instituto, destacaram-se:
- os projetos dos Espaços Makers e do Núcleo Incubador;
- as atividades, eventos e projetos desenvolvidos pelos diversos grupos de estudo;
- o portfólio de serviços prestados pelas empresas juniores;
- a exibição e comercialização de produtos das cooperativas-escolas dos campi;
- a divulgação dos cursos do IFSULDEMINAS;
- e os projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação IFSULDEMINAS - Agroindústria do Café.

De acordo com a diretora de Extensão, Michelle da Silva Marques, há uma parceria consolidada entre o IFSULDEMINAS e a organizadora da FEMAGRI, a Cooxupé. “Recebemos um feedback da Cooxupé muito positivo sobre o estande do IFSULDEMINAS na FEMAGRI e nossa participação, nesta edição, mais uma vez foi significativa. Fechamos parcerias com empresas para que elas participem da próxima edição da Feira de Estágios e Empregos do Instituto. Também firmamos parcerias para projetos de pesquisa e extensão nos campi, que serão alinhadas em reuniões já agendadas. Além disso, alguns projetos foram estabelecidos, durante o evento, pelo CVT”, descreveu a diretora.

Centro de Validação Tecnológica

cvt femagriO Centro de Validação Tecnológica (CVT) ficou responsável pelo segundo estande do IFSULDEMINAS na FEMAGRI. O CVT está localizado na Fazenda Experimental de Guaxupé (MG) e os trabalhos realizados no local são fruto da parceria entre o IFSULDEMINAS, a empresa júnior AGRIFORT Jr e a Cooxupé e ocorrem desde 2016 com produtos e insumos ligados ao café. Em 2023, o CVT ampliou sua área de atuação e englobou outros tipos de grãos em suas atividades, como soja, milho, trigo e culturas de inverno.

A FEMAGRI serviu de palco para a renovação do Termo de Cooperação Técnica, entre os três parceiros, para os projetos do CVT Café e para oficializar a criação do CVT Grãos. Pelos convênios, ao longo dos próximos cinco anos, o CVT Café receberá um novo aporte financeiro da ordem de R$ 2,2 milhões (R$ 1 milhão da Cooxupé, R$ 1 milhão e 50 mil do Campus Muzambinho e R$ 150 mil da Reitoria) e o CVT Grãos, de R$ 650 mil (R$ 250 mil da Cooxupé, R$ 250 mil do Campus Muzambinho e R$ 150 mil da Reitoria). “Isso marca e consolida a parceria do IFSULDEMINAS e a maior cooperativa de café do mundo - a Cooxupé. Mostra também a força da pesquisa e a força da parceria público-privada para a construção do conhecimento na área de insumos, equipamentos, pró-cultura do café, pró-cultura dos grãos e faz com que o Instituto assuma, em definitivo, uma grande e exemplar posição para replicar, inclusive, para outros campi que desejarem esse modelo exitoso, que é o CVT”, salientou Felipe Campos Figueiredo, coordenador do CVT.

Texto: Renata Cunha
Data: 26/03/2024